Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/359
Título: Efeitos do carvão de coco babaçu e adubação organo-mineral na fertilidade de um argissolo cultivado com milho na periferia leste da Amazônia
Autor(es): Salgado, Gerbeli de Mattos
Data do documento: 2011-09-27
Editor: UEMA
Resumo: O carvão vegetal quando aplicado ao solo pode proporcionar benefícios nos atributos químicos e físicos aumentando a produção das culturas. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do carvão de babaçu associado a diferentes fontes de adubação sobre o desenvolvimento do milho e na fertilidade de um Argissolo da periferia leste da Amazônia. O delineamento experimental foi em esquema fatorial 3x3 (3 doses de carvão x 3 formas de adubação). O carvão aumentou o pH, diminuiu a acidez potencial do solo, fixou e tornou mais disponível para a planta o P e o K, com ausência de cinza. Os efeitos gerados pelo carvão ocorreram com apenas 45 dias, descordando com a maioria da literatura, que diz ser necessário longos períodos para o carvão fazer efeito no solo. Também afetou positivamente o desenvolvimento da planta, sendo observado maior acúmulo de matéria seca na parte aérea e maior densidade radicular. O carvão quando associado à fonte de adubação orgânica promove condições favoráveis ao bom desenvolvimento da planta. A aplicação do carvão como prática agrícola pode ser viável uma vez que traz benefícios ao solo e ao desenvolvimento da planta podendo ser uma alternativa sustentável às regiões dos trópicos.
Palavras-chave: Atallea speciosa
Biochar
Potássio
Adubação orgânica
Fósforo
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERBELI DE MATTOS SALGADO.pdf479.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.