Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/356
Título: Diversidade e eficiência de bactérias fixadoras de nitrogênio nodulíferas de gliciridia, leucena e sombreiro no Maranhão
Autor(es): Coelho, Katia Pereira
Data do documento: 2011-02-25
Editor: UEMA
Resumo: A utilização de leguminosas arbóreas é recomendada para o uso em sistemas agroflorestais e recuperação de áreas degradadas, por sua capacidade de fixação biológica de nitrogênio em simbiose com rizóbios. Este trabalho verificou a ocorrência, diversidade e eficiência de uma comunidade nativa de bactérias fixadoras de nitrogênio nodulíferas de leguminosas (BFNNL), para a Gliricidia sepium, Leucaena leucocephala e Clitoria fairchildiana, em solo da região CentroNorte do Maranhão. Foi avaliada ainda a resposta da inoculação dessas leguminosas com estirpes comerciais de rizóbios, na presença e ausência de competição com a comunidade nativa. Foram instalados dois experimentos, em casa de vegetação, com delineamento inteiramente casualizado. O primeiro, com substrato estéril, foi composto de 4 tratamentos com 6 repetições: 1- inoculação com inoculantes ; 2-inoculação com suspensão de solo; 3-testemunha nitrogenada; 4-testemunha sem N e sem inoculação. O segundo, em solo não estéril, foi composto por 4 tratamentos com 5 repetições: 1- inoculação A (BR 825-leucena, BR 8003-sombreiro e BR 8801-gliricídia); 2-inoculação B (BR 827-leucena, BR 8007-sombreiro e 8003-gliricídia) e testemunhas. Verificou-se que: a) em solos no Centro-Norte do Maranhão ocorrem bactérias fixadoras de nitrogênio nodulíferas, com elevada diversidade fenotípica, capazes de estabelecer simbiose e beneficiar, moderadamente, o crescimento da gliricidia e da leucena, mas ineficientes em beneficiar a nodulação e crescimento do sombreiro; b) o baixo desempenho das estirpes recomendadas para o sombreiro e leucena, em condições de competição com os rizóbios nativos, sugere a busca por estirpes de rizóbios mais eficientes para estas espécies, na região estudada; c) os isolados da comunidade nativa demonstraram boa tolerância a extremos de temperatura e salinidade; d) a maioria dos isolados apresentaram tolerância a pH alcalino (12), mas não a pH ácido (4); e) dentre os isolados indígenas estudados há grande divergência genética, comparados às estirpes padrões, abrindo a possibilidade da existência de genótipos de BFNNL ainda não descritos na região. Os resultados obtidos demonstram a necessidade de estudos relativos a populações indígenas de rizóbios, no Maranhão. A procura por estirpes de rizóbios eficientes e adaptadas as condições climáticas do Estado é imprescindível para a maximização da FBN com as leguminosas leucena, gliricidia e sombreiro.
Palavras-chave: Rizóbio
Comunidade nativa
Leguminosas arbóreas
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KATIA PEREIRA COELHO.pdf955.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.