Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/348
Título: Mastite bovina na Ilha de São Luis, MA: freqüência, etiologia e perfil de sensibilidade de bactérias aos antimicrobianos
Autor(es): Penha, Daniela Aguiar
Data do documento: 2009-04-28
Editor: UEMA
Resumo: A mastite bovina causa grandes perdas econômicas para o rebanho leiteiro, interferindo na produtividade e na qualidade do leite. Objetivou-se nessa pesquisa determinar a frequência, a etiologia e o perfil de sensibilidade antimicrobiana das cepas bacterianas isoladas de vacas leiteiras. Foram avaliadas 217 vacas de 14 propriedades situadas nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, no estado do Maranhão, utilizando-se os testes da caneca de fundo escuro e California Mastitis Test (CMT). Dos 857 quartos mamários avaliados, 27 (3,12%) apresentaram mastite clínica e 215 (25,08%) apresentaram mastite subclínica. Das amostras reagentes ao CMT, 69 apresentaram escore 1 +, 103 escores 2 + e 43 escore 3 +. Foram colhidas 242 amostras de leite positivas para mastite clínica e subclínica e realizadas análises microbiológicas para o isolamento e identificação dos microrganismos. O perfil de sensibilidade antimicrobiana das cepas isoladas de leite foi avaliado pelo método de difusão em discos, frente a 14 antimicrobianos, utilizando-se a técnica de difusão em discos. Das amostras positivas, isolou-se Staphylococcus coagulase positivo (14,23%), Staphylococcus coagulase negativo (26,42%) e S. aureus (14,23%), Streptococcus spp. (20,33%), Corynebacterium spp. (4,13%), Leveduras (2,44%) e Bacilo Gram negativo (1,24%). Em 15,70% das amostras, não houve crescimento microbiano. Os antimicrobianos que apresentaram maior eficácia contra S. coagulase negativo, S. coagulase positivo e S. aureus foram a vancomicina, sulfa+trimetropim, bacitracina e gentamicina, respectivamente. A bacitracina, vancomicina e amoxicilina foram os antimicrobianos mais eficazes contra as cepas de Streptococcus spp. O Staphylococcus coagulase negativo foi o agente etiológico isolado com maior freqüência e apresentou maior perfil de multirresistência, nos quais 32,65% foram resistentes a mais de 8 antimicrobianos, simultaneamente. Os resultados indicam a necessidade de adoção de medidas de prevenção e controle da mastite e do tratamento ser baseado no perfil de sensibilidade antimicrobiana dos microrganismos causadores da doença.
Palavras-chave: Mastite
Bovinos
Microrganismos
Antimicrobianos
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELA AGUIAR PENHA.pdf1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.