Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/347
Título: Efeito da alimentação artificial no desenvolvimento de Melipona compressipes fasciculata (Hymenoptera, Apidae) na Baixada Ocidental Maranhense
Autor(es): Vasconcelos, Antônio Tomaz Correia de
Data do documento: 2009
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa visou avaliar o efeito de diferentes tipos de alimentação em colônias recém povoadas de Melipona compressipes fasciculata, a fim de determinar quais os melhores alimentos artificiais para aumento do peso das colônias e seu desenvolvimento. Em um campo experimental situado no município de Palmerândia, Baixada Ocidental Maranhense, durante os meses de novembro de 2008 a março de 2009 foram instaladas 25 colônias alimentadas de forma diferencial com cinco tipos diferentes de alimentos, compreendendo cinco tratamentos e cinco repetições. Os alimentos testados foram: mel; açúcar e água; açúcar, água e limão; açúcar, água, limão, vitamina, essência; açúcar, água, limão, vitamina, essência e pólen. Ao final de 75 dias observou-se que o desenvolvimento das colônias é influenciado pelos diferentes tipos de alimento artificial e que quanto mais for acrescido de substâncias nutritivas no alimento artificial das colônias melhor será a sua adaptação após um povoamento, conseqüentemente o seu desenvolvimento. Todos os suplementos alimentares apresentaram-se saudáveis e as colônias desenvolveram-se melhor alimentadas com suplementos cada vez mais enriquecidos. Entretanto não houve diferença significativa entre as médias de cada tratamento durante cada período de monitoramento. Apesar do peso de colônias de Melipona compresipes fasciculata variar de acordo com o alimento fornecido.
Palavras-chave: Melipona
Suplementos alimentares
Desenvolvimento produtivo
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIO TOMAZ CORRÊA VASCANCELOS.pdf735.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.