Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/340
Título: Qualidade pós-colheita de frutos de abacaxis "Perola"e Turiaçu: influência das condições de armazenamento e avaliação sensorial
Autor(es): Pereira, Anna Paula Araújo
Data do documento: 2013
Editor: UEMA
Resumo: Tendo em vista a grande aceitabilidade do abacaxi no mercado nacional e internacional, bem como as causas da baixa exportação dos frutos de abacaxi que vão desde a falta de padronização dos frutos até a deficiência no conhecimento da fisiologia pós-colheita de novas cultivares capazes de serem inseridas no mercado mundial, buscou-se com este trabalho apresentar a nova cultivar „Turiaçu‟, para isso buscou-se estudar e comparar as características físicas, químicas e sensoriais de frutos desta cultivar com a cultivar „Pérola‟ em diferentes estágios de maturação ao longo do período de armazenamento. Dentre as características analisadas, as que mais distinguiram as duas cultivares e em cujas médias a cultivar „Turiaçu‟ se mostrou superior foram perda de massa, teor de SS, acidez titutável e a relação SS/AT, sendo estas de extrema importância no que diz respeito à qualidade de um fruto para a comercialização. A cultivar „Turiaçu‟ apresentou teores médios de SS durante todo o processo de armazenamento maiores que a cultivar „Pérola‟, assim como menores teores de acidez. No entanto, apresentou média ligeiramente maior para o cilindro central dos frutos, o que não descaracteriza os frutos para a comercialização já que o eixo central, conhecido como talo não é desprezado durante o consumo. Os resultados mostram que a aceitação das amostras das duas cultivares pelos 91 provadores recaiu sobre o sobre sétimo, oitavo e nono patamar da Escala Hedônica caracterizados, respectivamente, por “gostei regularmente”, “gostei muito” e “gostei muitíssimo”, quando mais de 50% dos provadores atribuíram notas maior ou igual a sete para todos os atributos.
Palavras-chave: Fisiologia
Cultivares
Comercialização
Aceitação
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANNA PAULA ARAÚJO PEREIRA.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.