Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/317
Título: Soroepidemiologia da Brucella abortus em rebanhos bovinos na região do Cerrado do Estado do Maranhão / Sonizethe Silva Santana.
Autor(es): Santana, Sonizethe Silva
Data do documento: 2010-03-30
Editor: UEMA
Resumo: Realizou-se estudo soroepidemiológico da B. abortus, em rebanhos bovinos na Região do Cerrado do Estado do Maranhão, baseado no método de amostragem do inquérito soroepidemiológico da brucelose bovina proposto pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) às Unidades Federativas. O estudo foi realizado no período de novembro de 2008 a abril de 2009 em 158 propriedades nos 14 municípios que compõem a regional de Balsas, objetivandose estimar a prevalência de focos, fêmeas positivas e os possíveis fatores de risco associados à taxa de prevalência, em 1.353 amostras sanguíneas, de fêmeas com idade≥ 24 meses, as quais foram submetidas a testes diagnósticos de triagem com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), seguido de teste confirmatório 2-Mercaptoetanol (2-ME). As prevalências de focos de brucelose bovina e de animais foram 2,53% e 0,51% respectivamente. Verificou-se que o principal fator de risco associado à enfermidade foi a presença de aborto ( OR = 9,06 [ 1,18-69,11 ] ), e as informações obtidas através do questionário epidemiológico, possibilitaram a caracterização da região.
Palavras-chave: Brucella abortus
Fatores de risco
Prevalência
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sonizethe.pdf2.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.