Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/316
Título: Pesquisa de Rickettsia em equinos do grupamento racial “cavalo baixadeiro” e em ectoparasitas potencialmente vetores de patógenos, na microrregião da Baixada Maranhense, Maranhão, Brasil
Autor(es): Amorim Filho, Edvaldo Franco
Data do documento: 2013-04-12
Editor: UEMA
Resumo: Os cavalos nativos da microrregião da Baixada Maranhense, denominados “cavalos baixadeiros” são criados predominantemente soltos nos campos, sem manejo nutricional e sanitário, predispondo-os ao surgimento de diversas enfermidades, principalmente as doenças parasitárias. Objetivou-se detectar Rickettsia e identificar os principais ectoparasitas potencialmente vetores de patógenos em cavalos baixadeiros. Para pesquisa de Rickettsia foram amostrados 258 equinos submetidos ao mesmo manejo, sendo 37 (14,34%) do município de Santa Helena, 60 (23,26%) de Viana e 191 (62,40%) de Pinheiro. Destes 64,34% fêmeas e 35,66% machos. Do total de amostras submetidas à Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI), 152 (58,91%) reagiram a pelo menos um dos antígenos testados (Rickettsia rickettsii, Rickettsia amblyommii e Rickettsia bellii). Constatou-se somente infestação por carrapatos em 220 (85,27%) animais que apresentaram infestação por uma ou mais espécies. Identificou-se carrapatos das espécies, Dermacentor nitens (98,64%), Amblyomma cajennense (4,55%) e Rhipcephalus (Boophilus) microplus (1,82%). Realizou-se a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em 115 carrapatos, sendo 92 espécimes de D. nitens, 18 de A. cajennense e cinco de R. (B.) microplus. Três amostras de A. cajennense foram positivas para o gene gltA e OmpA. As amostras foram sequenciadas e apresentaram 100% de similaridade para R. amblyommii.
Palavras-chave: Rickettsia
Febre Maculosa
Ectoparasitas
Equinos e Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Edvaldo Franco Amorim Filho.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.