Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/304
Título: Composição florística de plantas espontânea em sistema de plantio direto na capoeira triturada e corte e queima.
Autor(es): Marques, Luiz Junior Pereira
Data do documento: 2010
Editor: UEMA
Resumo: O sistema de corte e queima é uma prática que degrada os recursos naturais, porém na agricultura familiar ainda é muito utilizada. Para substituir o corte e queima vários projetos estão sendo desenvolvidos como o sistema de plantio direto na capoeira. As plantas espontâneas constituem um entrave na produção agrícola, sendo muito estudada na agricultura convencional quem em sistemas agrícolas direcionados a agricultura familiar. O objetivo do trabalho foi realizar o levantamento florístico de plantas espontâneas em área de plantio direto na capoeira triturada durante dois anos agrícolas cultivado com feijão caupi e em área queimada durante três anos agrícolas com as culturas do feijão caupi e mandioca. A pesquisa foi conduzida em área triturada com implemento Ahwi FM600 acoplado num trator de pneus no ano agrícola 2006/07 no município de Zé Doca, Ma. No primeiro (2006/07) e segundo (2007/08) ano agrícola a área triturada foi cultivada com milho seguido do feijão caupi BRS Guariba. A área queimada foi preparada com o corte e a queima da vegetação secundária com plantio de milho seguido do plantio de feijão caupi no primeiro ano agrícola (2006/07). Nos dois anos agrícolas seguintes (2007/08 e 2008/09), a área queimada foi preparada com aração e cultivada com mandioca e posteriormente feijão caupi. A coleta das plantas espontâneas foi realizada aos 30 e 60 dias após a semeadura das culturas com um retângulo (0,5 m x 0,3 m) lançado aleatoriamente 30 vezes na área triturada e 10 vezes na área queimada. A cada lançamento, as partes aéreas das plantas espontâneas foram colhidas, contadas e identificadas. A massa seca foi quantificada após manutenção em estufa com ventilação forçada de ar a 70° C, até atingir massa constante. Com esses dados foram calculados os índices fitossociológicos freqüência, densidade, dominância e índice de valor de importância. As principais plantas espontâneas para área triturada foram Cyperus diffusus que prevaleceu por dois anos e Digitaria horizontalis apenas no xiii segundo ano. Na área queimada, as espécies de maior índice de valor de importância foram Imperata brasiliensis, Sida glomerata depois da queima, Spermacoce verticillata, Juncus sp e Cyperus sp. após o arado. As plantas de capoeira foram reduzidas drasticamente em ambos os sistema de uso da terra, sendo que no corte e queima essa redução foi mais acentuado desde o primeiro ano de cultivo. O estudo também constata que as práticas de manejo de preparo do solo, assim como a rotação de cultura mudam a composição florística com o decorrer do tempo
Palavras-chave: Comunidade espontânea
Feijão caupi
Fitossociologia
Fogo
Mandioca
Vegetação secundária
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ JUNIOR PEREIRA MARQUES.pdf789.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.