Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/287
Título: Frequência de anticorpos contra Mycobacterium bovis em rebanhos leiteiros nas regionais de São Luís, Bacabal e Pedreiras - Maranhão
Autor(es): Silva Neto, José Pedro
Data do documento: 2014-08-19
Editor: UEMA
Resumo: O presente estudo teve como objetivo estimar a frequência de anticorpos contra Mycobacterium bovis em rebanhos leiteiros no Estado do Maranhão. Foram coletadas, no período de maio a junho de 2013, 420(quatrocentos e vinte) amostras de sangue bovino em 70(setenta) rebanhos de 14(quatorze) municípios que compõem as regionais de São Luís, Bacabal e Pedreiras – MA. O teste sorológico empregado para o diagnóstico foi o ELISA Indireto que detectou uma frequência média de animais soro reagentes de 4,52 %, nos rebanhos estudados nas regionais de Bacabal, Pedreiras e São Luís. A partir do georreferenciamento dos municípios estudados foi possível analisar a distribuição espacial das áreas de foco da doença, onde na Regional de Pedreiras a frequência foi de 2,38% , de 5% na Regional de Bacabal e 16,67% na regional de São Luís. Mediante os resultados conclui-se que o teste de ELISA Indireto pode ser útil para o diagnóstico de infecções por M. bovis e uma alternativa para o diagnóstico em animais em estados avançados da doença. Também quando usado em animais negativos às provas de tuberculizações pode identificar animais anérgicos e possíveis reservatórios da tuberculose.
Palavras-chave: Mycobacterium bovis
Frequência
Bovino
Elisa
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em Defesa Sanitária Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ PEDRO DA SILVA NETO_1 - PDF A.pdf463.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.