Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/276
Título: Diagnóstico do estado de conservação e das áreas de ocorrência dos recursos genéticos de abóboras (Cucurbita spp.), na agricultura familiar do Maranhão
Autor(es): Rodrigues, Raimundo Calixto Martins
Data do documento: 2008-03-18
Editor: UEMA
Resumo: A agricultura tradicional é praticada em diferentes partes do país, tendo forte tradição no Maranhão, onde se destaca o cultivo de várias espécies de cucurbitaceas (Citrullus spp., Cucurbita spp., Cucumis spp. e, em pequena escala, Lagenaria siceraria e Luffa cilyndrica), que apresentam grande variabilidade genética. Dentre as espécies existentes, àquelas do gênero Cucurbita foram introduzidas pelos índios e são mantidas na agricultura tradicional com uma dinâmica evolutiva própria para cada espécie, onde os agricultores usam a própria semente para o plantio. Parte dessa variabilidade foi resgatada e está preservada em Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs). No entanto, as populações locais de abóbora do Maranhão estão sendo ameaçadas de perda por várias razões como êxodo rural, mudança de atividade, uma vez que o cultivo de abóbora não recebe incentivos de preços compensadores, forte concorrência com outras culturas de grande expressão como a soja e eucalipto, entre outros. Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar as áreas de produção de abóboras no Estado do Maranhão, identificando áreas com cultivo de populações locais e seus riscos de erosão genética. Foram realizadas quatro expedições que envolveram onze municípios onde foram aplicados questionários direcionados a produtores. Verificou-se que o município de Buriticupu e a região do Sertão maranhense foram os principais locais de origens das abóboras com valor comercial e que existem cultivos significativos de populações locais. Constatou-se também que C. moschata é mais amplamente cultivada. Foi identificado um alto risco de erosão genética relacionado, principalmente, a substituição do cultivo por variedades comerciais ou outras culturas.
Palavras-chave: Cucurbitáceas
Sistemas de produção
Erosão genética
Conservação on farm
Recursos genéticos vegetais
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Calixto.pdf2.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.