Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/268
Título: Caracterização do sistema agroextrativista familiar do açaizeiro nativo (Euterpe oleracea Mart.), da Comunidade Quilombola São Maurício, Alcântara, Maranhão
Autor(es): Machado, Ricardo Lucas Bastos
Data do documento: 2008
Editor: UEMA
Resumo: O Açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma espécie florestal típica do estuário Amazônico. No Maranhão, ocorre a mesma espécie botânica, mas o fruto é popularmente conhecido como juçara. O objetivo deste trabalho é de caracterizar o sistema  agroextrativista de açaí praticado por pequenos agricultores em área de várzea da Comunidade São Maurício, Alcântara, MA, a partir do conhecimento fitossociológico do ecossistema, dos requerimentos agronômicos de manejo e do estudo da socioeconomia da comunidade. Para realização deste trabalho foram selecionadas 16 parcelas de 20 por 20 metros devidamente identificados. No levantamento fitossociológico foram coletados em campo os dados referentes à identificação em nível de nome popular, científico e família, altura total e circunferência à altura do peito, classificação das espécies em relação ao papel ecológico que exerce dentro do ecossistema, com ênfase para árvores de serviço e de uso múltiplo e analisando cada espécie os parâmetros freqüência absoluta, área basal, dominância relativa por área, densidade relativa, freqüência relativa, dominância relativa, valor de importância, valor de cobertura e índice de diversidade de Shannon e Weaver. Ainda como caracterização da área de estudo foi analisada a produção nativa, ou seja, sem manejo, coletando dados de número de cachos colhidos por planta, total de peso dos frutos, média de peso dos frutos, total de peso da polpa, média de peso da polpa, média de rendimento da polpa em percentagem, além de analisar os sólidos solúveis presentes na polpa, a acidez total titulável e acidez em pH. Os valores médios de 1,86 º Brix, 0,17 para acidez total titulável e 5,05 para pH, servem de parâmetro para outras colheitas que serão realizadas na área quando manejada e mostram que a polpa de açaí estudada encontra-se dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da agricultura e abastecimento. Também neste trabalho realizou-se um questionário sócio-econômico da comunidade, onde se detectou que apesar da comunidade ser bastante carente e com baixo nível de escolaridade, mostrou-se bastante conhecedora da importância da “baixa” tendo o açaí como a principal fonte de alimentação e renda.
Palavras-chave: Açaí (Euterpe oleracea Mart.)
Várzea, Fitossociologia
Manejo agroecológico
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo-Lucas-Dissertação.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.