Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/265
Título: Sazonalidade da comunidade de macrofauna do solo em um gradiente de degradação de florestas ripárias na Amazônia Oriental
Autor(es): Piedade, Alexandra Rocha da
Data do documento: 2015-06-18
Editor: UEMA
Resumo: Mudanças de uso da terra e sazonalidade do regime de chuvas são apontadas como os principais fatores que alteram a composição, abundância e atividade da macrofauna do solo nas regiões tropicais. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da sazonalidade na macrofauna do solo ao longo de um gradiente de degradação de florestas ripárias na Amazônia Oriental. O estudo foi conduzido nas bacias hidrográficas dos rios Pepital e Grande, em Alcântara (MA), que apresenta as estações seca e chuvosa bem definidas. Quatro níveis de degradação florestal foram estabelecidos nas florestas ripárias ao longo das bacias: baixo (similar à floresta natural), médio (floresta secundária), alto (floresta secundária jovem) e muito alto (vegetação aberta e dominada por solo descoberto). A amostragem da macrofauna foi realizada nas estações seca e chuvosa coletando-se monólitos de solo a 0,10 m de profundidade. De acordo com a análise entreclasses, a sazonalidade explicou 5,0 % da variância da comunidade de macrofauna do solo. Houve uma redução da abundância dos engenheiros do solo, saprófagos e predadores ao longo do gradiente de degradação, além da abundância total e de 11 dos 30 táxons identificados. A interação do efeito da sazonalidade e degradação reduziu a abundância total da comunidade, de modo que a macrofauna foi mais afetada pelo gradiente de degradação durante a estação seca. Neste estudo foi possível identificar que o grupo Embiidina é mais sensível à sazonalidade, enquanto os grupos Isoptera, Gastropoda, 31 Araneae, Chilopoda e Diplura foram mais influenciados pela degradação. O impacto da degradação sobre a abundância da comunidade de macrofauna do solo é mais pronunciado no período seco.
Palavras-chave: Mata ciliar
Estação
Engenheiros do solo
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Alexandra-Piedade (1).pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.