Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/263
Título: Aspectos epidemiológicos das infecções por Babesia bovis e Babesia bigemina em bovinos de leite na ilha de São Luis - MA
Autor(es): Costa, Francisco Borges
Data do documento: 2009
Editor: UEMA
Resumo: O trabalho teve por objetivo estudar a soroepidemiologia da babesiose bovina na ilha de S„o LuÌs, estado do Maranh„o, obter informaÁıes sobre a situaÁ„o da doenÁa na populaÁ„o e relacionar os resultados obtidos com informaÁıes inerentes aos animais e as propriedades. A detecÁ„o de anticorpos anti-Babesia bovis e anti-Babesia bigemina foi realizada por meio da reaÁ„o de imunofluorescÍncia indireta (RIFI) e ensaio de imunoadsorÁ„o enzim·tica (ELISA). Foram amostrados bovinos de propriedades dos municÌpios de S„o LuÌs, Raposa, S„o JosÈ de Ribamar e PaÁo do Lumiar. Coletou-se 281 amostras de sangue, n˙mero estatisticamente representativo para a populaÁ„o da ·rea em estudo. Do total de amostras 262 (93,2%) e 275 (97,9%) foram soros reagentes para B. bovis aos testes de RIFI e ELISA, respectivamente. Para B. bigemina, 264 (94%) foram soros reagentes pela RIFI e 275 (97,9%) pelo ELISA. N„o houve diferenÁa estatÌstica significativa entre os dois mÈtodos realizados. O exame parasitolÛgico atravÈs do esfregaÁo sanguÌneo detectou 22 (7,8%) de positividade para ambas as espÈcies de protozo·rio. Foi possÌvel concluir que, apesar das pr·ticas de manejo, os animais foram expostos a B. bovis e B. bigemina e encontrou-se em situaÁ„o de estabilidade enzoÛtica para babesiose, portanto a ·rea estudada oferece risco de perdas econÙmicas na introduÁ„o de animais suscetÌveis procedentes de regi„o de instabilidade enzoÛtica ou livres.
Palavras-chave: Protozoário
Babesia
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Borges Costa.pdf20.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.