Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2547
Título: Educação ambiental nas escolas municipais Ladeira e Nossa Senhora da Conceição
Autor(es): Soares, Andressa de Jesus Silva
Orientador: Ferreira, Daciléia Lima
Membro da Banca: Melo, Sánara Adrielle França
Membro da Banca: Feitosa, Yuri Oliveira
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo traz uma discussão sobre a importância do Meio Ambiente, mais precisamente nas séries iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, realizou -se um trabalho de educação ambiental em duas escolas municipais da zona rural do município de São Bento, que teve por objetivo principal avaliar a importância de introduzir a educação ambiental nos primeiros anos de ensino de crianças a partir de atividades realizadas na escola e a partir da compreensão da concepção dos professores sobre a temática. Com isso, por se tratar de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, foi feita uma atividade de campo sobre ducação ambiental com os professores, através da aplicação de um questionário, com perguntas abertas e fechadas, além de dinâmicas pedagógicas com as crianças, utilizando brinquedos e jogos produzidos de materiais recicláveis. Como referencial teórico, utilizamos autores como: Coelho et al. (2015), Silva (2020), Oliveira (2021), Augusto (2013), Grzebieluka (2014). Concluímos que é extremamente necessário apresentar essa temática logo na fase infantil, de forma mais integrada e cotidiana, uma vez que constatamos que as escolas só apresentam o tema em datas comemorativas.
Resumo: The present study brings a discussion about the importance of the Environment, more precisely in the initial grades of elementary school. In this sense, environmental education work was carried out in two municipal schools in the rural area of the municipality of São Bento, whose main objective was to evaluate the importance of introducing environmental education in the first years of teaching children based on activities carried out in the school and based on understanding the teachers’ conception of the topic. Therefore, as this is a qualitative, exploratory and descriptive research, a field activity on environmental education was carried out with teachers, through the application of a questionnaire, with open and closed questions, in addition to pedagogical dynamics with children, using toys and games made from recyclable materials. As a theoretical reference, we use authors such as: Coelho et al. (2015), Silva (2020), Oliveira (2021), Augusto (2013), Grzebieluka (2014). We concluded that it is extremely necessary to present this topic at an early age, in a more integrated and everyday way, since we found that schools only present the topic on commemorative dates.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Séries iniciais
São Bento-MA - escolas municipais
Zona rural
Environmental Education
Initial grades
São Bento
Rural area
Brinquedos - materiais reciclados
Toys - recycled materials
Aparece nas coleções:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental - Campus São Bento - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO - ANDRESSA DE JESUS SILVA SOARES - SÃO BENTO - UEMA 2024.pdfPDF A882.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.