Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/253
Título: Parasitismo, volume globular e bioquímica em peixes silvestres e de cultivo do Município de São Bento, Maranhão, Brasil
Autor(es): Silva, Nathalia Pereira da
Data do documento: 2013-05-09
Editor: UEMA
Resumo: O objetivo deste trabalho foi obter dados sobre a fauna de ecto e endoparasitos e alterações clínicas, avaliadas através do volume globular e bioquímica sérica em peixes do município de São Bento, Maranhão. As coletas dos peixes Hoplerythrinus unitaeniatus (Jeju), Hoplias malabaricus (Traíra) e Colossoma macropomum (Tambaquí) foram realizadas nos períodos seco e chuvoso durante o ano de 2012. Realizou-se um primeiro estudo do parasitismo e ecologia parasitária nas espécies de H. unitaeniatus e H. malabaricus, e um segundo estudo sobre as alterações clínicas através do volume globular e bioquímica sérica. Em seguida, realizou-se análises macroscópicas das nadadeiras, brânquias e superfície corporal para verificação de ectoparasitas, após realizou-se necropsias para pesquisa dos helmintos na cavidade e órgãos internos. Foi realizado a coleta de sangue através da veia branquial com seringas hipodérmicas (3mL), para a análises do volume globular e bioquímica sérica. A espécie H. unitaeniatus apresentou riqueza parasitária maior em relação a H. malabaricus, foram encontrados parasitas de diferentes grupos como: Anisakidae, Acantocephala, Hirudinea e Monogenea, dentre estes Pseudoterranova sp. foi o gênero mais prevalente. Em H. malabaricus foram encontrados somente parasitos da família Anisakidae. O H.unitaeniatus de ambiente natural apresentou valores superiores de volume globularcomparado aos de cultivo. O tambaqui apresentou correlação positiva da proteína total em relação ao peso, albumina e proteína total deste apresentaram valores próximos nas duas estações coletadas.
Palavras-chave: Parasitas
Peixes
Volume globular
Bioqímica
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATHALIA PEREIRA DA SILVA.pdf769.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.