Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2526
Título: O uso da gamificação como ferramenta de ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The use of gamification as a teaching-learning tool
Autor(es): Bahia, Antonio Douglas Andrade
Carvalho, Antonio Francisco Ribeiro
Orientador: Barros, Andreza Luana da Silva
Membro da Banca: Sena, Lílian de Sousa
Membro da Banca: Pereira, Eliúde Costa
Data do documento: 2024-03-28
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como foco investigar o uso da gamificação como ferramenta de ensino-aprendizagem, sobretudo no que se refere a percepção dos professores acerca dos benefícios dessa abordagem para elevar os níveis de motivação e engajamento dos alunos, bem como os desafios associados à sua implementação. O objetivo geral da pesquisa é analisar os principais impactos e desafios do uso da gamificação enquanto ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: conceituar o processo de ensino-aprendizagem e gamificação; discutir os potenciais usos da gamificação como ferramenta didática; analisar a percepção dos professores quanto aos impactos da gamificação na aprendizagem dos alunos e identificar os desafios para sua efetiva implementação. A abordagem da gamificação como metodologia de ensino é crucial, considerando a necessidade de inovações pedagógicas e metodológicas que visem reavivar a motivação e o engajamento dos estudantes. Este estudo é caracterizado por uma pesquisa quali-quantitativa, predominantemente descritiva, que envolveu levantamento bibliográfico e aplicação de questionário. A condução do processo de pesquisa permitiu concluir que existe uma disposição por parte dos professores em relação à adoção da gamificação na educação. Entretanto, também se constataram desafios, tais como a falta de conhecimento, habilidades e estrutura adequada, evidenciando a necessidade de intervenções específicas para a bem-sucedida implementação da gamificação no contexto educacional
Resumo: The present study focuses on investigating the use of gamification as a teaching and learning tool, particularly regarding teachers' perceptions of the benefits of this approach in increasing students' motivation and engagement levels, as well as the challenges associated with its implementation. The general objective of the research is to analyze the main impacts and challenges of using gamification as a didactic tool in the teaching-learning process. In this regard, the following specific objectives were established: to conceptualize the teaching-learning process and gamification; to discuss the potential uses of gamification as a didactic tool; to analyze teachers' perceptions of the impacts of gamification on student learning; and to identify challenges for its effective implementation. The gamification approach as a teaching methodology is crucial, considering the need for pedagogical and methodological innovations aimed at revitalizing student motivation and engagement. This study is characterized by a qualitative-quantitative research, predominantly descriptive, which involved literature review and questionnaire application. The research process led to the conclusion that there is a willingness among teachers to adopt gamification in education. However, challenges were also identified, such as lack of knowledge, skills, and adequate structure, highlighting the need for specific interventions for successful gamification implementation in the educational context.
Palavras-chave: Gamificação
Ensino-Aprendizagem
Professor - gamificação
Ferramenta didática
Inovações pedagógicas
Gamification
Teaching-Learning
Teacher - gamification
Didactic tool
Pedagogical innovations
Processo de ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais na educação
Metodologias ativas
Prática de ensino - gamificação
Jogos digitais - recursos de aprendizagem
Teaching-learning process
Digital technologies in education
Active methodologies
Teaching practice - gamification
Digital games - learning resources
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANTONIO BAHIA E ANTONIO CARVALHO - LICENCIATURA EM LETRAS - ZÉ DOCA - UEMA 2024.pdfPDF A700.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.