Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOlanda, Márcia Regina Sousa de-
dc.date.accessioned2024-04-22T14:15:13Z-
dc.date.available2024-04-22-
dc.date.available2024-04-22T14:15:13Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.citationOlanda, Márcia Regina Sousa de.Função quadrática: aplicações de situações didáticas em sala de aula e laboratório de ensino de matemática. 112 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) -Universidade Estadual do Maranhão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2514-
dc.description.abstractThe present work presents an investigation about the study of some topics of quadratic functions during applications of didactic situations in the classroom and in the Mathematics Teaching Laboratory. It seeks to answer the question: what are the contributions of a didactic sequence, according to Brousseau's Theory of Didactic Situations, for student learning about the content of quadratic functions? It is characterized as a qualitative research, of an exploratory nature, developed in a group of the 1st year of technical education of the Business Administration course, at the Instituto Pleno Rio Anil, in São Luís. It takes Artigue's Didactic Engineering and Brousseau's Theory of Didactic Situations as theoretical contributions. The methodological path follows: 1) analyze the development of the study of functions, in particular, the quadratic function through historical-epistemological aspects and textbooks in Brazil; 2) to identify possible barriers and trends for the teaching of Mathematics in basic education in Brazil in the 21st century; 3) record the students' behavior with the application of didactic situations during the search for solutions; and, 4) recognize the main contributions (and obstacles) experienced by students during the development of didactic situations. It appears that the study of the quadratic function through didactic situations articulated by Brousseau's Theory of Didactic Situations contributes to interactive, efficient and meaningful learning by students, who, when challenged, think critically and apply mathematical concepts in practical situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTendências da educação matemáticapt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.subjectTeoria das situações didáticaspt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectTrends in mathematics educationpt_BR
dc.subjectFunction quadraticpt_BR
dc.subjectTheory of teaching situationspt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.titleFunção quadrática: aplicações de situações didáticas em sala de aula e laboratório de ensino de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3991131549976687pt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Waléria de Jesus Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0967769086810823pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910896410830499pt_BR
dc.contributor.referee2Braga, Kayla Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1614446021011146pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma investigação sobre o estudo de alguns tópicos de função quadrática durante aplicações de situações didáticas em sala de aula e no Laboratório de Ensino de Matemática. Busca responder ao questionamento: quais as contribuições de uma sequência didática, conforme a Teoria das Situação Didáticas de Brousseau, para a aprendizagem de alunos sobre o conteúdo de funções quadráticas? Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, desenvolvida em uma turma do 1º ano de ensino técnico do curso de Administração, do Instituto Pleno Rio Anil, em São Luís. Toma como aportes teóricos a Engenharia Didática de Artigue e a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau. Segue o caminho metodológico: 1) analisar o desenvolvimento do estudo das funções, em particular, da função quadrática através dos aspectos histórico-epistemológico e dos livros didáticos no Brasil; 2) identificar possíveis entraves e tendências para o ensino de Matemática na educação básica do Brasil no século XXI; 3) registrar o comportamento dos alunos com a aplicação das situações didáticas durante a busca pelas soluções; e, 4) reconhecer as principais contribuições (e obstáculos) vivenciados pelos alunos durante o desenvolvimento das situações didáticas. Constata-se que o estudo da função quadrática através das situações didáticas articuladas pela Teoria das Situações Didáticas de Brousseau contribui para uma aprendizagem interativa, eficiente e significativa dos alunos, que ao serem desafiados, pensaram criticamente e aplicaram conceitos matemáticos em situações práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO -MÁRCIA REGINA SOUSA DE OLANDA- PDF A _1.pdf3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.