Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2469
Título: Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): experiências vivenciadas na disciplina de Língua Portuguesa no Centro de Ensino Leuda da Silva Cabral
Título(s) alternativo(s): Education of young people, adults and elderly people (EJAI): experiences in the Portuguese Language discipline at the Leuda da Silva Cabral Teaching Center
Autor(es): Silva, Bruna Mikaele Garcia da
Orientador: Silva Neto, Antonio Cilírio da
Membro da Banca: Ribeiro, Daniel Rodrigues
Membro da Banca: Silva, Girlane Cardoso da
Data do documento: 2024-02-09
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o Ensino Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na disciplina de Língua Portuguesa, no Centro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabral, em Santa Inês/MA. Para isso, procedeu-se o embasamento teórico nas ideias de autores como Paulo Freire (1996), Miguel Arroyo (2017), Andrade (2004), Barcelos (2006), e normas legais da Educação Brasileira, a fim de conhecer a realidade da modalidade nos dias atuais, suas conquistas e desafios. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de cunho investigativo, com observação de campo, aplicação de questionário aos docentes da primeira, segunda e terceira etapa e contribuição de alunos do 3º ano. Verificou-se que a modalidade estudada enfrenta desafios de naturezas diversas, tanto para os alunos, quanto para os professores. Assim sendo, foi notório a importância de utilizar técnicas não só coletivas, como também individuais para que o desenvolvimento do ensino e aprendizagem possa ser positivo, fazendo com que a educação de Jovens, Adultos e Idosos seja notável por sua tamanha importância, afim de transformar cidadãos a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, através da educação.
Resumo: The present research aims to investigate Portuguese Language Teaching In the EJAI teaching modality (Teaching Young People, Adults and Elderly) at the Professora Leuda da Silva Cabral teaching Center, in Santa Inês/MA. To do this, I provide a theoretical basis in the ideas of authors such as Paulo Freire, Miguel Arroyo, Andrade, Barcelos, and legal norms of Brazilian Education, in order to understand the reality of the modality today, its achievements and challenges. Then, an investigative research was carried out, with field observation, questionnaire application to teachers of the first, second and third stages and contribution from 3rd year students. It was found that the scientific modality faces challenges of different natures, both for students and teachers. Therefore, the importance of using not only collective techniques, but also individuals, was clear so that the development of teaching-learning can be positive, making the education of Young People, Adults and Elderly people notable for its importance, in order to transform citizens to become protagonist of the own stories, through education.
Palavras-chave: Língua Portuguesa
Ensino-aprendizagem
EJAI
Portuguese language
Teaching-learning
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA- Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BRUNA MIKAELLE GARCIA DA SILVA_1 - PDF A.pdf743.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.