Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Júnior, Luiz Carlos Chaves-
dc.date.accessioned2024-02-28T17:04:40Z-
dc.date.available2024-02-28-
dc.date.available2024-02-28T17:04:40Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationLima Júnior, Luiz Carlos Chaves. Implantação do projeto URCA – uso racional de carros para mobilidade urbana nas cidades inteligentes. 68 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2415-
dc.description.abstractStarted in the second half of 2015, the URCA project is a low-cost solution aimed at improving urban mobility, in which the intention is to propose to people the use of free rides, assuming that a considerable number of drivers who travel daily in the city’s public roads, for the most part, circulate alone in vehicles. Thus, with the adherence of these drivers to the idea of the solution, fewer cars would enter public roads and, consequently, would bring better fluidity to traffic and benefits to health and the environment. In addition, it is also suggested to the traffic regulator to grant tax benefits, such as reducing vehicle taxes for those who adhere to the solution, in order to attract more followers. However, there is a need for a mechanism to collect information such as: how many people travel alone in vehicles and their respective identification plates. For this, the URCA project proposes the implementation of a solution consisting of a camera monitoring system, together with an algorithm, which will collect this information and send it to a database, which in turn, will be integrated into the URCA Analytics application, the latter responsible for allowing thevisualization and manipulation of the collected information, in addition to having a free rideapplication.Therefore, this work focused on the implementation of the solution at the Paulo VI Campus of the State University of Maranhão, which included the creation of a database, using the MySQL Workbench, as well as the development of applications in Python, one together. with computervision techniques and object detection and tracking, which allowed the automation of sendingcaptures to the database, as well as an algorithm for generating random captures, the URCA Analytics application and the demonstration of basic features of the hitchhiking application. In this way, positive results were obtained in capturing information from the two cars used in the tests, in addition to granting the registration of the software for the ride application entitled “URCARONA v.1.0”, with the INPI, with all these steps and results reported in this document.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectURCApt_BR
dc.subjectBanco de Dadospt_BR
dc.subjectAnalyticspt_BR
dc.subjectRastreamento de Objetospt_BR
dc.subjectOpenCVpt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectURCARONApt_BR
dc.subjectURCApt_BR
dc.subjectDatabasept_BR
dc.subjectAnalyticspt_BR
dc.subjectObject Trackingpt_BR
dc.subjectOpenCVpt_BR
dc.subjectUrban Mobilitypt_BR
dc.subjectURCARONApt_BR
dc.titleImplantação do projeto URCA – uso racional de carros para mobilidade urbana nas cidades inteligentespt_BR
dc.title.alternativeImplementation of the URCA project – rational use of cars for mobility urban in smart citiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4856853219520680pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Henrique Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0739489284822297pt_BR
dc.description.resumoIniciado no segundo semestre de 2015, o projeto URCA é uma solução de baixo custo voltada para melhoria da mobilidade urbana, na qual o intuito é propor às pessoas a utilização de caronas solidárias, supondo-se que uma parte considerável de motoristas que trafegam diariamente nas vias públicas, na maior parte de tempo, circula sozinha nos veículos. Dessa forma, com a adesão destes motoristas à ideia da solução, menos carros entrariam nas vias públicas e, consequentemente, traria uma melhor fluidez ao trânsito e benefícios à saúde e ao meio ambiente. Além disso, também é sugerida, ao órgão regulador de trânsito, a concessão de benefícios fiscais, como redução de tributos relativos aos veículos para quem aderir à solução, de forma a atrair mais adeptos. Entretanto, é necessário que haja um mecanismo para coletar informações como: quantas pessoas trafegam sozinhas nos veículos e suas respectivas placas de identificação. Para isso, o projeto URCA propõe a implementação de uma solução composta por um sistema de monitoramento por câmeras, em conjunto com um algoritmo, que fará a coleta destas informações e as enviará a um banco de dados, que por sua vez, será integrado à aplicação URCA Analytics, esta última responsável por permitir a visualização e manipulação das informações coletadas, além de possuir um aplicativo de caronas. Sendo assim, este trabalho concentrou-se na implantação da solução no Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão, que contou com a criação de um banco de dados, utilizando o MySQL Workbench, assim como o desenvolvimento de aplicações em Python, uma em conjunto com técnicas de visão computacional e detecção e rastreamento de objetos, que permitiu a automatização do envio das capturas ao banco de dados, bem como um algoritmo de geração de capturas aleatórias, a aplicação URCA Analytics e a demonstração de funcionalidades básicas do aplicativo de caronas. Desse modo, obteve-se resultados positivos na captura de informações dos dois carros usados nos testes, além da concessão do registro do software do aplicativo de caronas intitulado “URCARONA v.1.0”, junto ao INPI, sendo todas estas etapas e resultados relatados neste documento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqSistemas de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LUIZ CARLOS - PDF - A.pdf2.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.