Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Ariana Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-02-23T16:58:25Z-
dc.date.available2023-02-23-
dc.date.available2024-02-23T16:58:25Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.citationREIS, Ariana Rodrigues.História e cinema: criação e reforço do estereótipo do muçulmano e árabe. São Luís, 2023.95 f. Monografia (Curso de Licenciatura em História) – Centro de Educação, ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luis, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2410pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2410-
dc.description.abstractFilms and series are increasingly getting popular in the digital and technological environment, allowing them to reach a greater number of viewers. With greater visibility and reach, it allows presenting, in its plots, a still unknown context, thus seeking, facilitating and presenting new knowledge. Those are species of art that can teach us a lot about the world and the different cultures that exist in it. The present work proposes cinematographic analyzes of eastern and western films and series, comparing the different perspectives and approaches about the creation of stereotypes of Arabs and Muslims, which distort their identities through misstated and prejudiced representations, making comparisons between the origins of films and series and how each one portrays the Orient, punctuating both a western and an eastern view. The research is based on bibliographic reviews, contributing to the audiovisual analysis, transiting in interdisciplinarity, not only approaching History, but Philosophy, Psychology, Geography and Sociology. Thus, it was verified that the stereotype that falls upon the Middle East, was not only present in the 20th and 21st centuries, but since the beginning of the creation of cinema plots are constructed through the distortion of the different, resulting in mischaracterization of their cultural, social and regional identities. From these results we can conclude that the creation and reinforcement of the stereotype about this region originates from economic and political interests, as a demonstration of domination over those made inferior by an imperialist foreign policypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálises cinematográficaspt_BR
dc.subjectOriente Médiopt_BR
dc.subjectÁrabespt_BR
dc.subjectMuçulmanospt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectCinematic analysispt_BR
dc.subjectMiddle Eastpt_BR
dc.subjectArabspt_BR
dc.subjectMuslimspt_BR
dc.subjectStereotypespt_BR
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.titleHistória e cinema: criação e reforço do estereótipo do muçulmano e árabept_BR
dc.title.alternativeHistory and cinema: creation and reinforcement of the Muslim and Arab stereotypept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6669352991237040pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Francisco Valdério Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611868983567957pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábio Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143561297090144pt_BR
dc.contributor.referee2Bernat, Isaac Giribet-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4618962823024629pt_BR
dc.description.resumoFilmes e séries estão cada vez mais se popularizando entre o meio digital e tecnológico, possibilitando alcançarem um maior número de telespectadores. Com uma maior visibilidade e alcance, permite apresentar, em suas tramas, contexto ainda desconhecido, sendo assim, buscando, facilitando e apresentando novos conhecimentos. São formas de arte que podem nos ensinar muito sobre o mundo e as diferentes culturas que nele existem. O presente trabalho, propõe analises cinematográficas de filmes e séries orientais e norte-americana, comparando as diferentes perspectivas e abordagens acerca da criação de estereótipos de árabes e muçulmanos, distorcendo suas identidades através de representações deturpada e preconceituosas, fazendo comparações entre as duas origens de filmes e séries e como cada qual retrata o oriente, pontuando tanto uma visão ocidental como oriental. A pesquisa é baseada em revisões bibliográficas, contribuindo nas análises audiovisuais, transitando na interdisciplinaridade, não sendo abordado somente a História, mas a Filosofia, Psicologia, Geografia e a Sociologia. Assim, verificou-se que o estereótipo que recai sobre o Oriente Médio, não se fez presente somente no século XX e XXI, mas desde os primórdios da criação do cinema, apresenta-se enredo construídos por meio da distorção do diferente, resultando em descaracterização de suas identidades culturais, sociais e regionais. A partir desses resultados podemos concluir que, a criação e o reforço do estereótipo sobre está região, origina-se por meio de interesses econômicos e políticos, como demonstração de dominação sobre os inferiorizados por uma política externa imperialista norte-americanapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória Moderna e Contemporâneapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ariana Rodrigues Reis_1 - PDF-A.pdf923.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.