Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura Filho, José Haito de-
dc.date.accessioned2024-02-02T19:27:46Z-
dc.date.available2024-02-02-
dc.date.available2024-02-02T19:27:46Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.citationMoura Filho, José Haito de. Metodologias Ativas: o uso de videoaula como ferramenta didática no ensino de matemática com alunos de escolas públicas. Dissertação (Mestrado em em Matemática - PROFMAT) -Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Dr. Axel Peter Winterhalder.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2398-
dc.description.abstractThis study aimed to contribute to the teaching practice of the mathematics teacher within the classroom through the active methodology: The inverted classroom. Using video lessons as pedagogical tool we seek to apply the use of the Information and Communication Technologies (ICTs) in mathematics learning in basic education. We seek to analyze public politics of the teachers education for the use of ICTs; Oppose the guidelines provided in the courses of continuing training with the teaching practice and verify the way in which the mathematics teacher can organize a teaching practice with the use of the video lesson. We also try to answer the following investigation question: What is the possibility of the basic Teaccher's education to use the video lessons as a teaching tool in the organization of pedagogical practice for teaching mathematics? The research has a qualitative approach with intervention, with the use of active methodologies of a descriptive and interpretative nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectVídeo Aulaspt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectThe Information and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectVideo lessons.pt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleMetodologias Ativas: o uso de videoaula como ferramenta didática no ensino de matemática com alunos de escolas públicaspt_BR
dc.title.alternativeActive Methodologies: the use of video classes as a tool didactics in teaching mathematics to students of public schoolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222431244529398pt_BR
dc.contributor.advisor1Winterhalder, Axel Peter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792525951380274pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo contribuir com a prática docente do professor de matemática no âmbito de sala de aula através da metodologia ativa: A Sala de Aula Invertida. Utilizando vídeo aula como instrumento pedagógico procuramos aplicar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na aprendizagem em matemática na Educação Básica. Buscamos analisar as políticas públicas de formação do professor para o uso das TICs; contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada com a prática docente e veri car de que modo o professor de matemática pode organizar uma prática docente com o uso do vídeo aula. Buscamos, ainda, responder a seguinte pergunta investigativa: quais as possibilidades do professor da Educação Básica utilizar o vídeo aula como instrumento didático na organização da prática pedagógica para o ensino de matemática? A investigação tem uma abordagem qualitativa com intervenção, com a utilização de metodologias ativas de cunho descritivo e interpretativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_JOSE_HAITO__1 PDF-A.pdf3.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.