Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/220
Título: Efeito da estratégia de desmame sobre a resposta hematológica, anti-helmintica e o desenvolvimento de bezerras da raça nelore (Bos indicus)
Autor(es): Rios, Daniela Póvoas
Data do documento: 2013
Editor: UEMA
Resumo: O desmame caracteriza-se pela interrupção da amamentação de modo a estimular o desenvolvimento ruminal do bezerro. No sistema de desmame tradicional, os bezerros são submetidos à vacinação, vermifugação, marcação a fogo, transporte e mudança de propriedade, além de se tornarem não lactentes ocasionando altos níveis de estresse físico e psíquico pela imunossupressão, maior susceptibilidade às doenças e diminuição do desempenho animal. O presente trabalho visou desenvolver técnicas e estratégias que reduzam o estresse pós-desmame e melhore a resposta hematológica, anti-helmíntica e o desenvolvimento ponderal de bezerras da raça Nelore criadas em regime extensivo no Maranhão. Foram utilizadas 76 bezerras divididas em dois grupos experimentais (Pré-estresse e Estresse) de 38 animais que foram submetidas a coleta de sangue,fezes,pesagem, vacinação, vermifugação e transporte para mudança de fazenda.Os parâmetros estudados foram hemograma completo,contagem de ovos por grama de fezes(OPG),bioquímica sanguínea e desenvolvimento ponderal. A análise estatística foi realizada através do software Statistical Analysis System for Windows (SAS ® , 2001). No desenvolvimento ponderal, tanto no ganho médio diário (GMD) quanto no peso total, os tratamentos aplicados nos dois grupos e nas cinco pesagens realizadas não influenciaram no ganho de peso das bezerras. Na contagem de OPG não houve diferença significativa entre os grupos e entre os tratamentos, com exceção da segunda coleta (Desmame) onde ocorreu um aumento no numero de OPG do grupo estresse (406,75±116,4) e uma variação menor no grupo pré-estresse (258,11±69,1). Em relação ao hemograma, não houve diferença significativa entre os tratamentos (P>0,05) nos cinco momentos estudados nos dois grupos. Porém, a contagem de leucócitos totais dos dois grupos experimentais demonstrou leucocitose em todos os períodos. Na bioquímica sanguínea, apesar de também não haver diferenças significativas entre os tratamentos (P>0,05), tanto os valores das proteínas totais quanto da albumina encontram-se mais baixos que os de referencia e os valores do cálcio e do fósforo, em níveis mais altos. Os resultados obtidos revelaram que a estratégia de desmame não se mostrou eficiente, visto que os dois grupos experimentais responderam de forma semelhante aos tratamentos a que foram submetidos.
Palavras-chave: Bezerras
Desmame
Estresse
Hematologia
Desenvolvimento ponderal
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniela povoas.pdf382.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.