Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/219
Título: Diagnóstico e fatores de risco associados ao vírus da leucose enzoótica bovina em rebanhos leiteiros no leste maranhense
Autor(es): Costa Filho, Valter Marchão
Data do documento: 2014-08-20
Editor: UEMA
Resumo: A Leucose Enzoótica Bovina (LEB) é uma doença infecciosa, que tem evolução crônica e acomete principalmente bovinos leiteiros. A importância da doença reside nas perdas econômicas, devido ao descarte de bovinos sororeagentes, custos com o diagnóstico e o tratamento e complicações quando os animais apresentam linfossarcomas. A pesquisa foi realizada com o objetivo de determinar a ocorrência e a frequência da Leucose Enzoótica Bovina (LEB) nos rebanhos com aptidão leiteira na Regional de Codó. Foram coletadas 398 amostras provenientes de 33 rebanhos dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Codó, Coroatá, Peritoró e Timbiras. Para o diagnóstico da enfermidade foi utilizado o teste de Imunodifusão em gel de ágar – IDGA e aplicado questionários com proprietários ou responsáveis dos animais para investigação dos fatores de risco associados à doença. A frequência de animais sororeagentes foi de 117/396 (29,55%). Os resultados observados da frequência da leucose em rebanhos foram de 31/33 (93,94%). Não houve associação estatística significativa para as variáveis estudadas (P <0,05). A distribuição das frequências dos fatores de risco demonstrou que 100% dos entrevistados desconhecia a doença pesquisada, 96,97% utilizavam a mesma agulha para aplicação de vacina e vermifugação e a assistência veterinária só estava presente em 18,18% das propriedades. A distribuição espacial dos rebanhos - focos demonstrou que a Leucose está disseminada por todos os municípios pesquisados. A infecção pelo VLB está disseminada na região estudada.
Palavras-chave: Leucose
Bovino
Maranhão
Vírus
Frequência
Aparece nas coleções:Mestrado em Defesa Sanitária Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valter-Marchão_1 - PDF A.pdf4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.