Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/215
Título: Caracterização de fungos entomopatogênicos e controle da Mosca Negra dos citros (Aleurocanthus wlogumi Ashby, 1908)
Autor(es): Rocha, Elys Regina Carvalho
Data do documento: 2015-05-28
Editor: UEMA
Resumo: Atualmente a citricultura vem sendo ameaçada pela mosca negra dos citros, Aleurocanthus woglumi Ashby (Hemiptera: Aleyrodidae), originária da ásia, sendo considerada de importância agrícola em vários países. Objetivou-se estudar as características morfológicas e a eficiência de Aschersonia aleyrodis, Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae e Isaria sp. no controle da mosca negra dos citros avaliando-se o crescimento, esporulação e germinação dos fungos em diversos meios de cultura e determinando-se a Concentração Mediana Letal (CL50) e Tempo Mediano Letal (TL50) dos fungos entomopatogênicos sobre A. woglumi. Folhas de citros contendo 30 ninfas de mosca negra cada, foram pulverizadas com quatro espécies de fungos na concentração de 1 x 107 conídios.mL-1 e água destilada. O delineamento foi inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 6 repetições. As avaliações foram realizadas por 10 dias consecutivos após a aplicação dos fungos. Após determinação dos fungos mais promissores no controle da praga, o crescimento vegetativo, esporulação e germinação destes foram comparados em três diferentes tipos de meio (Completo, BDA e BDA sintético). Para determinação de TL50 e CL50 foram utilizadas seis concentrações (5 x 105 , 1 x 106 , 5 x 106 , 1 x 107 , 5 x 107 e 1 x 108 conídios.mL-1 ) e água destilada. O delineamento foi inteiramente casualizado com 7 tratamentos e 5 repetições. As avaliações foram realizadas por dez dias consecutivos após a aplicação dos tratamentos. A. aleyrodis foi mais eficiente na concentração 1 x 107 conídios.mL-1 ocasionando 85 % de mortalidade. Os fungos obtiveram melhor desenvolvimento quando produzidos em meio completo apresentando maior crescimento micelial, produção e germinação de conídios. O fungo A. aleyrodis mostrou-se patogênico às ninfas em todas as concentrações avaliadas. Enquanto que Isaria sp. apresentou a maior mortalidade nas concentrações de 5 x 107 e 1 x 108 conídios.mL-1 , ambas ocasionando 61,3 % de controle. Em relação ao TL50, os valores médios de sobrevivência não foram diferentes para os fungos testados, seguindo um mesmo padrão, sendo que para A. aleyrodis o tempo mediano foi de 2 dias e para Isaria sp. 3 dias, evidenciando a eficiência destes fungos no controle biológico de ninfas de A. woglumi como uma alternativa de controle.
Palavras-chave: Aschersonia aleyrodis
Controle microbiano
Praga de citros
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELYS REGINA CARVALHO ROCHA.pdf950.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.