Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/209
Título: Aspectos reprodutivos de Melipona compressipes fasciculata Smith. (Hymenoptera, Apidae ): Alimento larval, ovo e povoamento de colméias.
Autor(es): Carvalho, Georgiana Eurides Viana de
Data do documento: 2007
Editor: UEMA
Resumo: Para o Estado do Maranhão, a Melipona compressipes fasciculata (Tiúba) possui uma grande importância, pois é a abelha social mais criada, representando uma das principais fontes de renda para diversas famílias, e possui importância ecológica para a conservação dos seus ecossistemas naturais. Assim, esta pesquisa teve como objetivo a determinação de caracteres relacionados ao alimento larval e ao peso do ovo, além de estabelecer um processo de povoamento de colônias de Melipona compressipes fasciculata. Para determinação do peso, densidade, volume médio do alimento larval e o peso médio do ovo foram avaliados nove colônias de onde se coletou 520 células de cria recém-construídas, totalizando 520 ovos, 260 células de cria para obtenção do peso do alimento larval e 260 células de cria para a obtenção da densidade. Os dados coletados foram avaliados estatisticamente. Para o processo de povoamento de colméias visando a multiplicação de colônias através da divisão racional foram utilizadas abelhas adultas, jovens e campeiras, e favos de cria nascente colocados no mesmo instante da divisão, distribuídos em três tratamentos, constituídos de 80, 160 e 240 abelhas adultas, respectivamente, com 05 colônias cada. Foram selecionadas colônias mães fortes para serem doadoras dos favos de cria nascentes e outras para serem doadoras de abelhas adultas para o povoamento das novas colônias. Esse método de divisão foi avaliado através do acompanhamento do peso das colônias formadas, assim como a quantidade de potes de alimento, presença da rainha virgem e da rainha fisiogástrica, quantidade de células de cria construídas e tamanho dos favos. Com relação ao alimento larval obteve-se, peso médio de 192, 9127 mg, densidade média de 1,1728 mg/µl e volume médio de 164,4890 µl. Para o peso do ovo a média obtida foi de 2,8066 mg. Com relação às colônias formadas, as colônias que receberam 160 abelhas adultas foram superiores às demais quanto ao peso e ao número de potes de alimento, já as colônias que receberam 240 abelhas adultas foram superiores às demais quanto ao número de células de cria construídas. As colônias mães influenciaram as colônias formadas quanto ao seu potencial genético e não enfraqueceram após a retirada das abelhas adultas e dos favos de cria nascente. Logo, é possível realizar o povoamento de colônias de Melipona compressipes fasciculata através da divisão racional baseada no número de abelhas adultas, jovens e campeiras, e favos de cria nascente. O emprego desse método pelos (as) meliponicultores (as) estará ajudando a manter o potencial genético e produtivo das colônias, assim como garantindo a manutenção da diversidade florística e o equilíbrio ecológico para os ecossistemas terrestres, sendo então fundamental para a busca da sustentabilidade desta atividade dentro do Estado do Maranhão.
Palavras-chave: Melipona compressipes fasciculata
Alimento larval
Ovo
Multiplicação de colônias
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GEORGIANA EURIDES VIANA DE CARVALHO.pdf599.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.