Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/208
Título: Desempenho de cultivares de abóboras em sistemas agroflorestais de leguminosas erbóreas associado com suplementação de biofertilizantes.
Autor(es): Sampaio, Levi Ribeiro
Data do documento: 2012-12-28
Editor: UEMA
Resumo: A agricultura de corte e queima utiliza-se somente da fertilidade natural do solo, o que leva a perdas de nutrientes pela queima da vegetação. Uma alternativa sustentável é a implantação de SAF‟s, que é uma opção de manejo para áreas alteradas. Este trabalho objetivou avaliar o comportamento de duas cultivares de abóbora e alterações nos indicadores químicos do solo, em um SAF de leguminosas arbóreas suplementado com biofertilizante. A experimento foi constituído de seis aleias de leguminosas arbóreas plantadas em fileiras duplas de 49,0 m, sendo espaçadas de 6,0 m entre si, com área total de 294m² por parcela, o tratamento de cobertura configurou-se de: controle (sem leguminosa) - T, Ingá - I, Sombreiro - S, Leucena - L, Ingá + Sombreiro - I + S, Ingá + Leucena - I + L e Sombreiro + Leucena - S + L. As subparcelas constaram de duas doses de biofertilizante bovino (0 e 1,5 L/cova diluídos em 5L de água) aplicados aos 40, 50 e 60 dias após a semeadura, com duas plantas por repetição. Foram avaliadas as variáveis: número de frutos colhidos, peso médio (Kg), espessura da polpa (cm), diâmetro longitudinal e transversal (cm) e número de sementes. O consórcio da biomassa de leguminosas arbóreas como Ingá, Leucena e Sombreiro com as abóboras cultivares Leite e Taqueira, se mostraram de considerável eficiência na disponibilização de macronutrientes como N, P e K, matéria orgânica e biomassa para proteção do solo. Ademais, pode-se concluir que nas condições deste experimento, as coberturas das leguminosas arbóreas comportaram-se de modo bem distinto no que se refere aos aspectos produtivos e de qualidade do fruto, sendo as coberturas solteiras mais significativas em relação à produção por planta, e as coberturas consorciadas produziram frutos com maior peso e espessura de polpa, em detrimento da quantidade. O biofertilizante influenciou o aumento do peso de frutos da cv. Taqueira nos tratamentos de ingá associado a leucena e sombreiro; o teor foliar de N na cv. Leite e de K na cv. Taqueira foram afetados pelo biofertilzante associado à combinação de sombreiro + leucena.
Palavras-chave: Cultivo em aleias
Cobertura morta
Agricultura familiar
Cucurbita moschata
Cucurbita máxima
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Levi Ribeiro Sampaio.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.