Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/204
Título: Parasitoides de ovos de Tibraca luibativentris stal (Hemiptera: pentatomidae) no cultivo de arroz no Estado do Maranhão / Keneson Klay Gonçalves Machado.–
Autor(es): Machado, Keneson Klay Gonçalves
Data do documento: 2013-05-23
Editor: UEMA
Resumo: O percevejo-do-colmo (Tibraca limbativentris) é um dos principais insetos fitófagos da cultura do arroz de sequeiro e irrigado. Os danos provocados por esse inseto-praga inviabilizam a produção e reduzem o rendimento de grãos. Atualmente o controle de T. limbativentris restringe-se apenas a aplicações de agrotóxicos, havendo assim necessidade de se usar outros métodos de controle menos prejudiciais ao meio ambiente. Desta forma, o trabalho objetivou identificar e quantificar os parasitoides de ovos T. limbativentris em cultivos de arroz no estado do Maranhão. A pesquisa foi conduzida em cultivos de arroz nos municípios de Arari, Miranda do Norte, Matões do Norte e no Laboratório de Entomologia da Universidade Estadual do Maranhão Campus São Luís. Realizaram-se coletas de massas de ovos durante os meses de março, abril, maio, junho e julho durante os anos agrícolas de 2010, 2011 e 2012. Foram avaliados o número de ovos coletados, número de ovos parasitados, número de parasitoides emergidos, parasitismo em ovos, espécies de parasitoides, correlação entre ovos coletados e parasitoides emergidos em função da temperatura e da precipitação e a relação de dependência entre o número de ovos coletados e parasitoides emergidos. Dos 3.810 ovos coletados de T. limbativentris constatou-se que 1.178 ovos estavam parasitados. Foram identificadas na pesquisa três espécies de parasitoides de ovos Telenomus podisi, Trissolcus urichi e Ooencyrtus submetallicus. A taxa de parasitismo de ovos coletados nos municípios de Arari, Matões do Norte e Miranda do Norte foram 35,32%, 35,07% e 26,76%, respectivamente, sendo que os parasitoides mais frequentes nas áreas de estudo foram as espécies Telenomus podisi e Trissolcus urichi. Conclui-se que a utilização de parasitoides de ovos para o controle biológico de T. limbativentris deve ser vista como uma importante prática a ser incorporada ao manejo integrado de pragas nos cultivos de arroz.
Palavras-chave: Oryza sativa
Percevejo-do-colmo
Inimigos naturais
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao-keneson (1).pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.