Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/187
Título: Táxons supraespecíficos (subfamília e gênero) como alternativa para a estimação da riqueza de espécies de formigas (hymenoptera- formicidae) em diferentes Estados sucessionais da floresta e sistemas agroflorestais, na Amazônia Oriental, Brasil.
Autor(es): Gutérrez, Jhonatan Andrés Muñoz
Data do documento: 2016-08-23
Editor: UEMA
Resumo: O Centro de Endemismo Belém o a mais desmatado e ameaçado do Bioma Amazônico e a mirmecofauna no estado do Maranhão é quase desconhecida. O objetivo deste estudo foi identificar as espécies de formigas para a região Amazônica do Estado do Maranhão. Diferentes técnicas de amostragem foram utilizadas, tais como armadilha Tropical Soil Biology and Fertility (TSBF) modificada, o pitfall e iscas. Foram identificadas 230 espécies de formigas distribuídas em 64 gêneros e 10 subfamílias. 208 espécies e 17 gêneros são novos registros para o Estado do Maranhão. Devido à importância das formigas nos ecossistemas e as ameaças que existem sobre os ambientes da região, é necessário desenvolver projetos que visem à intensificação das amostragens com diferentes técnicas, as quais permitem fornecer maiores informações sobre a riqueza e distribuição da mirmecofauna maranhense.
Palavras-chave: Taxonomia
Táxons substitutos
Amazônia Oriental
Biodiversidade
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHONATAN ANDRÉS MUÑOZ GUTIÉRREZ.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.