Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/183
Título: Variabilidade espacial dos atributos físicos do solo e componentes de produtividade do milho em um latossolo amarelo distrocoeso
Autor(es): Macedo, Vinícius Ribamar Alencar
Data do documento: 2014
Editor: UEMA
Resumo: A agricultura de precisão se baseia na ideia de que a variabilidade dos principais fatores responsáveis pela produtividade da cultura podem ser identificadas, quantificadas e espacialmente delimitadas. Por isso, este trabalho teve por objetivo avaliar e mapear a variação espacial dos atributos físicos do solo e componentes de produtividade do milho e examinar correlação entre a variação espacial desses atributos e o rendimento do milho. Para isso foram delimitados 417 pontos amostrais numa grade uniforme de 5 x 7 m. Em cada ponto amostral foram coletadas amostras indeformadas em anéis volumétricos, para a determinação dos atributos físicos e com o penetrômetro digital para determinação da resistência a penetração, na cultura do milho foram avaliados os componentes de produtividade. A krigagem ordinária foi utilizada para interpolar os valores, de modo a definir o padrão espacial das variáveis estudadas por meio dos semivariogramas, o que permitiu a elaboração dos mapas de isolinhas. As variáveis estudadas apresentaram dependência espacial, ajustando-se o modelo exponencial para a maioria das variáveis. A grade experimental mostrou-se adequada para a avaliação da dependência espacial das variáveis estudadas. A produtividade do milho foi correlacionada com a resistência à penetração na camada de 11 a 20 cm, pressão máxima, porosidade total e teor de areia fina, o que evidenciou a influência destes atributos na produtividade do milho, portanto os atributos selecionados a podem ser utilizados como indicadores físicos no mapeamento de zonas de manejo específico para o cultivo do milho.
Palavras-chave: krigagem
Qualidade física do solo
Semivariograma
Zonas de manejo
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINÍCIUS RIBAMAR ALENCAR MACEDO.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.