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dc.contributor.authorFreitas, Alessandro Jose de Araújo-
dc.date.accessioned2023-04-27T19:07:24Z-
dc.date.available2023-04-27T19:07:24Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.otherCDU: D 78:376-056.262-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1818-
dc.description76p. Dissertação (Mestrado em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. João Augusto Ramos e Silva Coorientadora: Profa. Dra. Brasilena Gottschall Pinto Trindadept_BR
dc.description.abstractOptou-se pela implementação do ensino de música com violão a ser desenvolvido com educandos com deficiência visual, no contexto inclusivo, somada aos perfis de Tecnologia Assistiva (TA) como recursos didáticos musicais. Nesse contexto está pesquisa tem como objetivo geral: discutir o ensino de música com violão e sua Tecnologia Assistiva para educandos com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: descrever os caminhos do ensino de música com violão ao nível básico inicial; identificar o perfil da pessoa com deficiência visual e sua TA no contexto escolar; revisar as produções científicas referentes ao ensino de música com violão e sua TA para pessoas com deficiência visual; e criar um Guia Didático sobre o ensino de música com violão e sua Tecnologia Assistiva a ser desenvolvido com educandos com deficiência visual. Ao final, será respondida à questão problema: Quais os caminhos do ensino de música com violão e sua Tecnologia Assistiva pertinentes aos educandos com deficiência visual? Sua metodologia consta das pesquisas de abordagem qualitativa e de procedimento, representada por uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). As referências de apoio envolvem documentos internacional/nacional e autores relacionados: à educação geral e inclusiva, ao ensino de música com violão, às pessoas com deficiência visual e sua Tecnologia Assistiva. Como resultado, foram encontrados 31 artigos que versam sobre o ensino de música para pessoas com deficiente visual com seus respectivos perfis de TA, entre eles apenas um artigo apresentou o ensino de violão para pessoas com deficiência visual. Considerou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento norteador para traçar o ensino de música com o violão e constatou-se a relevância e necessidade de o professor de música conhecer as especificidades da deficiência visual do educando, para poder elaborar e planejar aulas com a TA pertinente às necessidades educacionais, equitativamente. Por fim, foi criado um Guia Didático-Instrucional de música com violão, apoiado na BNCC, nos resultados da pesquisa de RSL e em autores afins, sinalizando exemplos de cinco Objetos de Conhecimentos e suas Habilidades referentes ao Ensino Fundamental e três Competências e suas Habilidades, quanto ao ensino médiopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino de Músicapt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.titleO ensino de música com violão e sua tecnologia assistiva para educandos com deficiência visualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI - CECEN - Dissertações



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