Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1804
Título: Óleos essenciais como alternativa no manejo da antracnose da manga
Autor(es): Corrêa, Lukas Allayn Diniz
Orientador: Rodrigues, Antônia Alice Costa
Membro da Banca: Silva, Erlen Keila Candido e
Membro da Banca: Mezzomo, Ricardo
Data do documento: 2022-04-20
Editor: UEMA
Resumo: A antracnose causada por Colletotrichum gloeosporioides se destaca como uma das doenças mais importantes na cultura de manga, em condições de pós-colheita. E com a finalidade de estabelecer um método de controle natural como alternativa de manejo agroecológico, visando uma diminuição do uso de agrotóxicos tem-se buscado obter novas técnicas de controle alternativo de doenças fúngicas em plantas, como é o caso do emprego de óleos essenciais. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos óleos essenciais das folhas de Pectis brevipedunculata e Dizygostemon riparius no controle do fungo C. gloeosporioides in vitro e in vivo nas mudas e em frutos de manga. Para avaliar o efeito in vitro dos óleos sobre o crescimento micelial foi instalado um experimento inteiramente casualizado utilizando-se as concentrações de 0 µl/ml; 1,0µl/ml; 2,0µl/ml; 3,0µl/ml e 4;0µl/ml incorporados ao meio de cultura BDA, sendo a testemunha composta pelo fungo em meio de cultura, sem a presença dos óleos com seis repetições. Foram realizados dois ensaios in vivo, um em casa de vegetação, para tratamento curativo utilizando-se mudas das variedades Tommy Atkins, Constantina, Comum e Rosa, inoculadas com o patógeno e tratadas com suspensões dos óleos na concentração de 4;0µl/ml. E outro realizado com frutos de mangas das mesmas variedades utilizadas em mudas, usando-se a concentração de 3,0µl/ml dos óleos essenciais, aplicados preventivamente. Para ambos o delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com arranjo em fatorial, com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%, utilizando-se o software R, versão Studio. Os resultados indicaram que todos os óleos testados apresentaram redução do crescimento micelial do fungo C. gloeosporioides, com destaque para a concentração de 4;0µl/ml. Em tratamentos com mudas observou-se uma diminuição da severidade a partir do sexto dia em cultivar Tommy, quando tratada com ambos os óleos essenciais. A ação curativa dos óleos essenciais em frutos, demonstrou diferenças significativas em todos os tratamentos, enquanto nos tratamentos com mudas proporcionou uma diminuição da severidade a partir do sexto dia em cultivar Tommy, demonstrando que o controle natural pode ser uma alternativa eficiente de uso no manejo de doenças em mangueira.
Resumo: A antracnose causada por Colletotrichum gloeosporioides se destaca como uma das doenças mais importantes na cultura de manga, em condições de pós-colheita. E com a finalidade de estabelecer um método de controle natural como alternativa de manejo agroecológico, visando uma diminuição do uso de agrotóxicos tem-se buscado obter novas técnicas de controle alternativo de doenças fúngicas em plantas, como é o caso do emprego de óleos essenciais. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos óleos essenciais das folhas de Pectis brevipedunculata e Dizygostemon riparius no controle do fungo C. gloeosporioides in vitro e in vivo nas mudas e em frutos de manga. Para avaliar o efeito in vitro dos óleos sobre o crescimento micelial foi instalado um experimento inteiramente casualizado utilizando-se as concentrações de 0 µl/ml; 1,0µl/ml; 2,0µl/ml; 3,0µl/ml e 4;0µl/ml incorporados ao meio de cultura BDA, sendo a testemunha composta pelo fungo em meio de cultura, sem a presença dos óleos com seis repetições. Foram realizados dois ensaios in vivo, um em casa de vegetação, para tratamento curativo utilizando-se mudas das variedades Tommy Atkins, Constantina, Comum e Rosa, inoculadas com o patógeno e tratadas com suspensões dos óleos na concentração de 4;0µl/ml. E outro realizado com frutos de mangas das mesmas variedades utilizadas em mudas, usando-se a concentração de 3,0µl/ml dos óleos essenciais, aplicados preventivamente. Para ambos o delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com arranjo em fatorial, com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%, utilizando-se o software R, versão Studio. Os resultados indicaram que todos os óleos testados apresentaram redução do crescimento micelial do fungo C. gloeosporioides, com destaque para a concentração de 4;0µl/ml. Em tratamentos com mudas observou-se uma diminuição da severidade a partir do sexto dia em cultivar Tommy, quando tratada com ambos os óleos essenciais. A ação curativa dos óleos essenciais em frutos, demonstrou diferenças significativas em todos os tratamentos, enquanto nos tratamentos com mudas proporcionou uma diminuição da severidade a partir do sexto dia em cultivar Tommy, demonstrando que o controle natural pode ser uma alternativa eficiente de uso no manejo de doenças em mangueira
Anthracnose caused by Colletotrichum gloeosporioides stands out as one of the most important diseases in mango culture under post-harvest conditions. And to establish a method of natural control as an alternative to agroecological management, aiming to reduce the use of pesticides, new techniques for alternative control of fungal diseases in plants have been sought, such as the use of essential oils. Therefore, this study aimed to evaluate the effect of essential oils from the leaves of Pectis brevipedunculata and Dizygostemon riparius on the control of the fungus C. gloeosporioides in vitro and in vivo on seedlings and mango fruits. To evaluate the in vitro effect of the oils on mycelial growth, a completely randomized experiment was set up using concentrations of 0 μl/ml; 1.0μl/ml; 2.0μl/ml; 3.0μl/ml and 4.0μl/ml incorporated into the PDA culture medium, with the control composed only by the fungus, with six replications. Two in vivo tests were carried out, one in a greenhouse, for curative treatment using seedlings of the Tommy Atkins, Constantine, Comum and Rosa varieties, inoculated with the pathogen and treated with oil suspensions at a concentration of 4.0μl/ml. And another carried out with mango fruits of the same varieties used in seedlings, using a concentration of 3.0μl/ml of essential oils, applied preventively. For both, the design used was completely randomized, with a factorial arrangement, with four replications, and the means were compared by the Tukey test at 5%, using the R software, Studio version. The results indicated that all tested oils showed reduced mycelial growth of the fungus C. gloeosporioides, with emphasis on the concentration of 4.0μl/ml. In treatments with seedlings, a decrease in severity was observed from the sixth day in cultivar Tommy, when treated with both essential oils. The curative action of the essential oils in fruits showed significant differences in all treatments, while in the treatments with seedlings it provided a decrease in severity from the sixth day in cultivating Tommy, demonstrating that natural control can be an efficient alternative for use in the management. of diseases in mango.
Palavras-chave: Colletotrichum gloeosporioides
Mangueira - planta
Cultura da manga
Fitopatologia
Controle alternativo - antracnose - mangueira
Antracnose em mangueira
Óleos essenciais - controle de doenças fúngicas - plantas
Doenças fúngicas - plantas
Pectis brevipedunculata
Dizygostemon riparius
Potencial antifúngico - óleos essenciais
Mango tree - plant
Phytopathology
Alternative control - anthracnose - hose
Mango anthracnose
Essential oils - fungal disease control - plants
Fungal diseases - plants
Pectis brevipedunculata
Dizygostemon riparius
Antifungal Potential – Essential Oils
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LULAS ALLAYN DINIZ CORREA - PPGA CCA UEMA 2022.pdfPDF A785.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.