Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/178
Título: Impactos sócio-ambientais no contexto dos grandes projetos de desenvolvimento no Município de Açailândia – MA: luta e resistência dos camponeses do Assentamento João do Vale
Autor(es): Sena, Leila Andréa Fernandes de
Data do documento: 2016-04-18
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo trata dos impactos sócio-ambientais decorrentes das contradições inerentes aos projetos de desenvolvimento no âmbito do Programa Grande Carajás que se configura nos setores mínero-siderúgico e no agronegócio no município de Açailândia-MA incidentes sobre as comunidades camponesas. Atualmente, a empresa mineradora responsável pela dinâmica de atividades correlatas tais como: carvoaria, siderurgia, monocultivo de eucalipto tem desencadeado vários processos que compõem a realidade do município: poluição ambiental, trabalho escravo, expulsão do camponês dos seus lotes em função do avanço do plantio de eucalipto, concentração de terras, enfim reconfiguração da questão agrária e das lutas sociais pelo campesinato e pelos movimentos sociais em virtude da expansão do capital pelas corporações transnacionais cuja VALE S.A é a maior expressão. A estratégia expansionista da empresa mineradora centraliza-se em um mega projeto de infraestrutura como a duplicação da Estrada de Ferro Carajás-EFC para garantir a reprodução do capital. Esse empreendimento, vem provocando impactos negativos nas áreas que são recortadas pela linha férrea como no caso dos assentamentos rurais e em particular no Assentamento João do Vale, dentre os seis assentamentos situados na região do Novo Oriente. Os conflitos agrários têm ocorrido cada vez mais pela imposição desse empreendimento que é marcado pelo domínio econômico, político, ideológico e do território da empresa VALE S.A em um contexto no qual predomina um projeto de desenvolvimento hegemônico industrial que provoca transformações socioeconômicas, culturais e políticas no tecido social. O Assentamento João do Vale inserido nessa totalidade se constitui enquanto resistência frente aos desmandos do capital e seus custos para a comunidade a partir da organização política com apoio do MST, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais-STR’s e entidades da sociedade civil, engendrando suas estratégias de luta para amenizar os impactos sentidos.
Palavras-chave: Desenvolvimento
Impactos sócio ambientais
Questão agrária
Assentamento rural
Resistência camponesa
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEILA ANDRÉA FERNANDES DE SENA.pdf16.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.