Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1705
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Artemisa Silva-
dc.contributor.authorSilva, Janaelle Silva e-
dc.contributor.authorDias, Rayssa da Conceição-
dc.date.accessioned2023-02-02T20:09:52Z-
dc.date.available2023-02-02T20:09:52Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.otherCDU: M 376:373.3-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1705-
dc.descriptionBARBOSA, Artemisa Silva.; SILVA, Janaelle Silva e.; DIAS, Rayssa da Conceição. Sistema digestório: uma proposta lúdica ao ensino de ciências no 6° A em uma escola pública da rede municipal de Zé Doca - MA. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1705pt_BR
dc.description.abstractO ensino e a aprendizagem vão muito além do simples compartilhamento de conteúdo no cenário escolar. Ensinar e aprender a partir da ludicidade é um processo que requer pessoas habilitadas a sair da zona de conforto. Com isso, as atividades desenvolvidas neste trabalho tiveram como objetivo aprofundar estudos sobre o Sistema Digestório de uma forma lúdica no Ensino de Ciências, compreendendo assim o funcionamento do sistema digestório por meio da construção de modelos didáticos e, dessa forma, trazer benefícios para a saúde e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada na Unidade Escolar Municipal José Miranda Braz, localizada na cidade de Zé Doca-MA, e a turma escolhida foi o 6° ano A do Ensino Fundamental com a totalidade de 30 alunos. Os recursos utilizados com os alunos da turma de Ciências juntamente com as discentes do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura – CESZD foram imprescindíveis para enriquecer o conhecimento e, a partir da aplicação da proposta, foi possível observar como essas ferramentas são importantes e essenciais para promover um ensino de qualidade, onde as mesmas atendam às necessidades advindas ao longo do ensino aprendizagem dos alunos. Portanto, a construção de maquete, como recurso lúdico, contribuiu para a criação coletiva de questionamentos e interações entre esses alunospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSistema digestóriopt_BR
dc.subjectModelos didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências-
dc.subjectZé Doca-MA-
dc.subjectEnsino fundamental-
dc.subjectTeaching-learning-
dc.subjectDigestive system-
dc.subjectDidactic models-
dc.subjectScience teaching-
dc.subjectElementary school-
dc.titleSistema digestório: uma proposta lúdica ao ensino de ciências no 6° A em uma escola pública da rede municipal de Zé Doca - MApt_BR
dc.title.alternativeDigestive system: a playful proposal for teaching science in 6th grade in a public school in the municipal network of Zé Doca - MA-
dc.typeOtherpt_BR
dc.description.resumoTeaching and learning go far beyond simply sharing content in the school setting. To teach and to learn based on playfulness is a process that requires qualified people to step out of their comfort zone. With this, the activities developed in this work aimed to deepen studies on the Digestive System in a playful way in Science Teaching, thus understanding the functioning of the digestive system through the construction of didactic models and, in this way, bring benefits to health and student learning. The proposal was applied at the José Miranda Braz Municipal School, located in the city of Zé Doca-MA, and the chosen class was the 6th grade A of Elementary School with a total of 30 students. The resources used with the students of the Science class together with the students of the Licentiate Biological Sciences Course - CESZD were essential to enrich knowledge and, from the application of the proposal, it was possible to observe how these tools are important and essential to promote a quality education, where they meet the needs arising throughout the teaching-learning process of students. Therefore, the construction of a model, as a playful resource, contributed to the collective creation of questions and interactions among these students.-
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ARTEMISA; JAMAELLE; RAYSSA - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UEMA CAMPUS ZÉ DOCA 2023.pdfPDF - A4.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.