Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/167
Título: Enraizamento de estacas de aceroleira ( Malpighia ermarginata DC.) em diferentes substratos e eficiência de fungos micorrízicos arbusculares na formação de mudas
Autor(es): Pinheiro, Eduardo Mendonça
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: A cultura da acerola (Malpighia emarginata D.C.) devido ao seu alto teor de vitamina C, tem despertado grande interesse econômico e com grande potencial de expansão. Mas devido a desuniformidade dos seus pomares vem gerando características negativas na produção de acerola. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes substratos (plantimax, vermiculita, solo + esterco de galinha) sobre o enraizamento de estacas herbáceas e semilenhosas de plantas de acerola e através de inoculação com fungos micorrízicos arbusculares (Claroideoglomus etunicatum - Claetun, Gigaspora margarita - Gimarg e Glomus clarum - Glclar e suas combinações) analisar seu efeito nas taxas de crescimento das mudas em casa de vegetação na Universidade Estadual do Maranhão com sistema de nebulização intermitente. O delineamento estatístico utilizado foram inteiramente casualizado sendo que na primeira fase usou-se o esquema fatorial 2 x 4, dois tipos de estacas e 4 substratos com 8 repetições no período de 60 dias de experimento e na segunda fase o esquema fatorial 2 x 8, dois tipos de estacas (herbácea e semilenhosa) e 7 inoculações e 1 testemunha formando 16 tratamentos no período de 100 dias de experimento. Na primeira fase foi avaliado o percentual de enraizamento, comprimento de raízes, número de novas folhas formadas e altura de muda. Na fase da inoculação de mudas foram avaliados o desenvolvimento das mudas micorrizadas (altura e massa fresca e seca da parte aérea e raízes), as correlações positivas entre as características de crescimento da planta, taxa de crescimento relativo e absoluto e a taxa de colonização micorrízica através da metodologia de Giovannetti e Mosse (1980). As estacas herbáceas em substrato de vermiculita obtiveram maior percentual de enraizamento (86,25%), maior comprimento médio de raiz (5,30 cm), maior altura de muda e formação de novas folhas. A inoculação com Gigaspora margarita + Claroideoglomus etunicatum promove maior crescimento em plantas de aceroleira oriundas de estacas herbáceas e nas plantas oriundas de estacas semilenhosas, seu crescimento é favorecido pela inoculação de Claroideoglomus etunicatum.
Palavras-chave: Taxas de crescimento
Propagação vegetativa
Mudas micorrizadas
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO MENDONÇA PINHEIRO.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.