Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1650
Título: Desenvolvimento de ferramenta de sistematização para acompanhamento de autoestudo por meio de recomendação de informação baseada em contexto
Autor(es): Borges, Leilanne Francisca Dias
Data do documento: 2020-09-30
Editor: UEMA
Resumo: Neste trabalho é desenvolvido um projeto de uma ferramenta Web que sirva como mediadora no apoio à aprendizagem continuada por meio da recomendação em contexto. A ideia principal desta ferramenta é que ela seja utilizada por usuários autônomos que estejam em busca de construir o seu conhecimento por meio do autoestudo. Assim, a ferramenta proposta segue a metodologia pedagógica de projetos de aprendizagem, onde o aluno é o responsável pela construção de seu próprio conhecimento. Nesta metodologia, o aluno deve realizar inicialmente o levantamento de certezas e dúvidas do tema que ele busca aprender, de forma que a partir da investigação, suas dúvidas possam se tornar certezas ou ainda as certezas possam se tornar dúvidas. Deste modo, o propósito dessa ferramenta será realizar a filtragem dos termos das anotações do usuário utilizando-se de técnicas de recuperação de informação e submetê-las a motores de busca a fim de realizar a recomendação dos documentos que se adequem a sua necessidade auxiliando-o nesse processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: Aprendizagem continuada
Projetos de aprendizagem
Recuperação de informação
Recomendação de informação
Autoestudo
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas - CCT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertacaoVersaoFinal.pdf1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.