Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1636
Título: Desenho geométrico como ferramenta de aprendizagem de geometria
Autor(es): Paciência, Sócrattes Costa
Data do documento: 2022-08-10
Editor: UEMA
Resumo: O trabalho apresentado teve como objetivo principal destacar a importância do estudo do desenho geométrico para a aprendizagem da geometria na educação básica. Foram abordadas informações acerca da história do ensino da geometria e do desenho geométrico a partir da análise bibliográfica de livros e documentos, para melhor estudo e aprofundamento. Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram trabalhados de forma que as habilidades e competências sobre o ensino de Geometria devessem ser aplicados e dirigidos na educação básica. Seguindo os modelos de VAN HIELE, as práticas do ensino-aprendizagem na construção de desenhos geométricos foram apresentadas em uma proposta de etapas com a finalidade de ajudar o professor identificar o nível de maturidade geométrica do aluno. Por fim, foi feito a análise sobre as contribuições do estudo de Desenho Geométrico para a construção de conceitos geométricos aos alunos, usando materiais específicos e roteiros de produção de formas geométricas simples e elaboradas.
Palavras-chave: Ensino da geometria
Desenho geométrico
Educação básica
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SOCRATTES(1).pdf1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.