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Título: Os processos formativos por alternância dos jovens rurais e suas atuações no desenvolvimento local: O caso das EFAS do município Lago do Junco – Maranhão
Autor(es): Santos, Damião Solidade dos
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo trata dos processos formativos por alternância dos jovens rurais e suas atuações no desenvolvimento local nas EFAs do município maranhense de Lago do Junco. Adotou-se uma metodologia baseada em um estudo de caso que permitisse uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando as contribuições da pesquisa bibliográfica e de campo. Apresentamos, em primeiro lugar, os elementos históricos da Pedagogia da Alternância nas suas dimensões internacional, nacional, regional e local. Conclui-se que os processos formativos por alternância para jovens rurais visando uma formação integral desenvolvidos pelas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), atingem e contribuem decisivamente no desenvolvimento local a partir da inserção profissional em organizações sociais e nas unidades de produção familiar. Tendo como objetivo principal a permanência na terra, ao longo dos anos os/as camponeses/as desenvolveram diversas estratégias de organização social e política, entre elas a Educação do Campo que cada vez está mais permeada pelos princípios e as práticas agroecológicas. O Desenvolvimento Local é um dos princípios fundamentais da Pedagogia da Alternância, sendo uma das finalidades buscadas pelos processos formativos. Os processos de formação na EFA visam que o/a jovem possa intervir tanto no desenvolvimento da unidade de produção familiar como da comunidade. A Agroecologia é uma temática que tem cada vez mais ocupado espaço nas EFAs, tendendo a se consolidar como um dos princípios da Pedagogia da Alternância. Verificou-se que os jovens rurais egressos das EFAs tem uma compreensão bem fundamentada sobre os conceitos Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia. A principal dificuldade encontrada pelos jovens para sua atuação profissional é o acesso às políticas públicas voltadas para a juventude, tais como o Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Dos 10 (dez) jovens egressos/as entrevistados, 07 (sete) atuam em organizações dos (as) agricultores (as) e continuam vinculados ao campo, não saiu para atuar na cidade
Palavras-chave: Agroecologia
Desenvolvimento Local
Pedagogia da Alternância
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

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