Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1550
Título: Avaliação do efeito terapêutico do uso de pimobendan e lisinopril em cães com Degeneração Mixomatosa da Valva Mitral (DMVM)
Autor(es): Silva, Gabriela Jacirema Gonçalves
Data do documento: 2022-07-07
Editor: UEMA
Resumo: A Degeneração Mixomatosa da Válvula Mitral (DMVM) é a principal cardiopatia que acomete cães idosos e de pequeno porte. As alterações podem ser identificadas por meio do ecocardiograma, eletrocardiograma e radiografia de tórax, modalidades diagnósticas não invasivas, que conseguem detectar precocemente essa alteração. O objetivo deste trabalho é identificar os efeitos terapêuticos do pimobendan e lisinopril em cães com degeneração mixomatosa da valva mitral em estágio B2. Foram utilizados cinco animais divididos em dois grupos. Com o primeiro formado por dois cães portadores de DMVM em estágio B2 tratados com pimobendan (Gpim) e o segundo com três cães portadores de DMVM em estágio B2 tratados com lisinopril (Glis). As analises foram divididas em três momentos distintos com intervalo de 15 a 20 dias, foram coletadas amostras de sangue dos animais selecionados para análise bioquímica e hematológica, aferição da pressão arterial e foram efetuadas radiografias de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma (em modo B, modo M e Doppler) para a avaliação cardíaca nos três momentos. Por meio da terapêutica empregada foi possível observar melhora nos achados ecocardiográficos, radiográfico e eletrocardiográficos. Não foram evidenciadas alterações significativas nas variáveis eritrolucométricas e bioquímicas. As variações nos valores de PAS mantiveram-se dentro do valor de normalidade em M3 nos dois grupos e observou-se redução das manifestações clínicas, relatadas pelos tutores. A proposta terapêutica mostrou-se eficaz em ambos os grupos, mesmo com algumas alterações de dois cães acometidos por uma patologia associada.
Palavras-chave: Degeneração mixomatosa da valva mitral
Ecocardiograma
Pimobendan
Lisinopril
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gabriela Jacirema Gonçalves Silva.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.