Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/142
Título: Diversidade e estrutura das assembleias de peixes em lagos da área de proteção ambiental da baixada maranhense, Brasil
Autor(es): Reis, Mauricio Rodrigues dos
Data do documento: 2016-08-08
Editor: UEMA
Resumo: Estudo sobre diversidade das assembleias de peixes de ambientes lênticos é imprescindível quando se busca responder possíveis processos e efeitos ambientais que interferem direta ou indiretamente na estruturação das comunidades biológicas. Diante disso o estudo teve como objetivo avaliar a diversidade e estrutura das assembleias de peixes, e a influência de fatores ambientais sobre a diversidade ictiofaunística nos lagos Aquiri, Coqueiro e Itans inseridos na Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense. Os espécimes foram coletados mensalmente no período de agosto/2014 a julho/2015 através de redes de espera do tipo malhadeira, com malhas variando de 4 a 9 cm entre nós opostos. Foram fotografadas características dos aspectos físicos do ambiente além de imagens de satélite. Após a coleta os exemplares foram transportados ao Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LabPEA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sendo obtidos o comprimento padrão (cm) e o peso (g). O processo avaliativo da comunidade se deu a partir do cálculo de frequência de ocorrência, a abundância relativa, os índices de diversidade biológica, análise das guildas funcionais, relação peso-comprimento, (ANOVA e PCA). Ao longo de doze meses foram registradas 37 espécies, onde foram capturados 3488 indivíduos. O lago Aquiri contribuiu com 1266 exemplares, o lago Coqueiro com 939 e o lago Itans 1263 exemplares. As ordens Characiformes, Perciformes e Siluriformes predominaram durante todo o período de estudo. As espécies mais abundantes para o lago Aquiri foi a espécie Curimata macrops, para o lago Coqueiro Hoplias malabaricus e para o lago Itans Cichlassoma orientale. A frequência de ocorrência destacou-se na categoria pouco constante com 13 espécies classificadas. De maneira geral os valores Índice de Shannon foram significativos e ficaram dentro dos limites de diversidade encontrados em ambientes aquáticos. A relação peso-comprimento das espécies abundantes indicou uma prevalência maior do crescimento do tipo alométrico negativo. A ANOVA para as espécies dominantes não obtiveram diferenças significativas principalmente entre os períodos do ciclo hidrológico. A análise da PCA mostrou separação entre as espécies Hoplias malabaricus e Cichlasoma orientale. A estrutura trófica das assembleias permitiram a identificação de seis guildas: bentófago, detritívoro, herbívoro, onívoro, piscívoro e planctófago. O estudo verificou que as planícies alagáveis vêm sofrendo com graves impactos causados pelas interferências antrópicas sobre as assembleias de peixes.
Palavras-chave: APA da Baixada Maranhense
Assembleia de peixes
Diversidade
Aparece nas coleções:Mestado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - CAMPUS Caxias - UEMA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURICIO RODRIGUES DOS REIS_1 -PDF-A.pdf33.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.