Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/141
Título: Seleção e caracterização molecular de Bacillus thuringiensis Berliner (1911) da restinga e mangue para o controle de Aedes aegypti (Diptera, Culicidae)
Autor(es): Vieira Neta, Maria dos Remédios Araújo
Data do documento: 2016-07-28
Editor: UEMA
Resumo: Bacillus thuringiensis é um entomopatógeno de insetos vetores e pragas, sua toxicidade está baseada no cristal proteico produzido durante a esporulação. Essa bactéria é muito utilizada no controle do Aedes aegypti, vetor de diferentes agentes etiológicos causadores de doenças no homem. A ação inseticida de B. thuringiensis ocorre quando as larvas ingerem os cristais proteicos que são dissolvidos em pH alcalino no intestino médio, liberando os fragmentos tóxicos que ligam-se a receptores específicos e provocam a morte das larvas. Visando a ação inseticida de B. thuirngiensis, o presente estudo objetivou isolar linhagens de B. thuringiensis provenientes de solos de ecossistemas de restinga e mangue do estado do Maranhão com potencial tóxico para utilização no controle biológico de A. aegypti. Foram realizados bioensaios para determinar a atividade entomopatógenica do bacilo contra as larvas do A. aegypti, após os testes foi estimado a concentração letal mediana (CL50 e CL90). A Reação em Cadeia da Polimerase e a técnica de SDS-PAGE 12% foram realizadas para verificar o conteúdo gênico e proteico dos isolados, respectivamente. B. thuringiensis estava presente em 86,6% das amostras examinadas e o isolado BtMA-750 apresentou elevada toxicidade às larvas do A. aegypti, esse fato pode esta relacionado com a presença do genes dípteroespecíficos (cry4Aa, cry4Ba, cry10Aa, cry11Aa, cry11Ba, cyt1Aa, cyt 1Ab e cyt2Aa) e do gene chi que contribui para aumentar a ação inseticida da bactéria. Na técnica de SDS-PAGE 12% foi confirmado que as proteínas codificadas pelo genes estavam sendo expressas. Todos os isolados obtidos foram estocados no Banco de Bacilos Entomopatogênicos do MaranhãoBBENMA. Esses dados demonstram que o BtMA-750 tem potencial para ser utilizado para o controle biológico do A. aegypti
Palavras-chave: Controle biológico
Bactéria
Vetor
Aparece nas coleções:Mestado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - CAMPUS Caxias - UEMA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DOS REMÉDIOS ARAÚJO VIEIRA NETA_1 - PDF-A.pdf21.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.