Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1225
Título: A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil: um estudo de caso em uma escola municipal de São Luís - MA
Autor(es): Araujo, Celcira Medeiros
Data do documento: 2019
Resumo: Esta monografia se constitui de uma análise que busca investigar a ludicidade como metodologia de ensino. Partiu-se do entendimento que ele permitirá uma aprendizagem mais prazerosa, concreta e, consequentemente e mais significativa quando bem usada. Apresenta a ludicidade, quando inserida no âmbito escolar, pode proporcionar com que a criança se manifeste com mais naturalidade. Nesse sentido, pensou-se que com a adoção da metodologia lúdica, a criança desenvolverá sua autonomia, além de ter uma aprendizagem mais exitosa, o que nem sempre acontece com outras atividades educativas. O uso dessa metodologia de ensino, na prática, faz com que a criança aprenda brincando. O problema de pesquisa é: quando os professores utilizam a metodologia de ensino da ludicidade, na Educação Infantil, possibilita às crianças construir e ampliar os conhecimentos matemáticos? O objetivo geral da pesquisa é analisar se o uso da ludicidade favorece a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: saber o que é o método da ludicidade; conhecer a ludicidade nos referenciais curriculares nacionais da Educação Infantil, para o ensino dos conhecimentos de matemática; identificar atividades lúdicas que facilitem a aquisição de conhecimentos de matemática na Educação Infantil. A metodologia da pesquisa se constituiu com abordagem qualitativa e de cunho exploratório e descritivo. Fez-se uso do estudo de caso no Infantil II, na escola Municipal UEB J.R, localizada no Bairro da Cidade Olímpicas, na cidade de São Luís/MA, que se iniciou com um levantamento bibliográfico e de artigos publicados internet. Os resultados desta pesquisa demonstram que há na prática das professoras a presença da metodologia lúdica, mas é possível perceber, que as mesmas não se sentem seguras o suficiente, para considerar o melhor uso da metodologia no ensino de matemática às crianças da Educação Infantil.
Palavras-chave: Ludicidade
Metodologia
Aprendizagem matemática
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELCIRA MEDEIROS ARAUJO.pdf467.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.