Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uema.br/123456789/1219
Title: O acompanhante especializado do aluno com Transtorno do Espectro Autista: uma análise no contexto escolar inclusivo
Authors: Pereira, Elivelton de Oliveira
Keywords: Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Acompanhante especializado
Issue Date: 2019
Abstract: <p>No contexto de uma Educa&ccedil;&atilde;o, na perspectiva inclusiva, qualquer educando tem o direito de adentrar, participar e sentir-se parte integrante dos processos educativos n&atilde;o se configurando qualquer tipo de barreira nesse processo. Com a aprova&ccedil;&atilde;o da Lei Berenice Piana N&ordm; 12.764/12, que estabeleceu a Lei de prote&ccedil;&atilde;o para as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, foram garantidos in&uacute;meros direitos, e um deles o de possuir um Acompanhante Especializado em turma caso a crian&ccedil;a apresentasse dificuldades acentuadas em comportamento e comunica&ccedil;&atilde;o, fazendo com que este profissional seja um facilitador do processo. No entanto, muitas confus&otilde;es foram e ainda est&atilde;o sendo feitas em rela&ccedil;&atilde;o a quem poderia exercer o cargo e sobre quais as fun&ccedil;&otilde;es que desenvolveria no contexto escolar. Levantandose esta problem&aacute;tica, o referido estudo monogr&aacute;fico busca analisar o papel do Acompanhante Especializado do aluno com transtorno do espectro autista e, para isso, fora feito inicialmente um levantamento bibliogr&aacute;fico fundamentando-se em autores como: CAPELLINI (2004);LAGO (2013); MENDES (2006); MAZZOTA (1995) e ORR&Uacute; (2012), e nos dispositivos legais: BRASIL (1988; 1996; 2008; 2012; 2013; 2014), afim de levantar o percurso hist&oacute;rico e legal deste e em seguida uma pesquisa de campo, sendo utilizados como instrumentos de coleta a observa&ccedil;&atilde;o participante e a entrevista semiestruturada, com tr&ecirc;s Acompanhantes Especializados de uma escola de rede privada da capital maranhense, visando conhecer as fun&ccedil;&otilde;es exercidas, bem como, identificar as dificuldades e apontar os desafios de suas pr&aacute;ticas no contexto da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Com a pesquisa constatou-se que o Acompanhante Especializado por n&atilde;o possuir delimita&ccedil;&atilde;o de fun&ccedil;&atilde;o, forma&ccedil;&atilde;o e limites de atua&ccedil;&atilde;o acaba sendo professor e, ao mesmo tempo, cuidador da crian&ccedil;a, sendo que os mesmos ainda est&atilde;o em forma&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica.&nbsp;</p>
Description: <p>88 f.<br />Monografia (Gradua&ccedil;&atilde;o em Pedagogia) -&nbsp;Universidade Estadual do Maranh&atilde;o, S&atilde;o Lu&iacute;s, 2019.<br />Orientador: Prof. Me. Washington Lu&iacute;s Rocha Coelho.<br />&nbsp;</p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/1219
Appears in Collections:MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia definitiva (1).pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.