Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1197
Título: Método Quality Function Deployment (QFD) aplicado ao curso de engenharia mecânica da Universidade Estadual do Maranhão
Autor(es): Pinto, Milenna Andrade Santos Soares
Data do documento: 2018-12-14
Resumo: Neste trabalho aplicou-se o método Quality Function Deployment (QFD) ao curso de engenharia mecânica da Universidade Estadual do Maranhão, afim de avaliar aspectos críticos da realidade educacional através da criação das matrizes da qualidade. Adotou-se como método científico a pesquisa de campo do tipo quantitativo-descritivo direcionada para os estudos de avaliação de programas, utilizando-se da aplicação de questionários de caráter fechado para a coleta de dados sobre o grau de importância e grau de satisfação que os alunos atribuíram aos requisitos da qualidade demandada. O QFD apresenta-se como uma poderosa ferramenta de controle da qualidade, uma vez que ouve e traduz a voz do cliente afim de atender suas necessidades. Sua aplicação neste trabalho, mesmo de forma menos complexa, permitiu a identificação de aspectos a serem priorizados afim de atender as necessidades dos alunos, tais como, motivação dos estudantes, metodologia de ensino adotada pelos professores, critério padrão de avaliação e manutenção das instalações prediais.  
Palavras-chave: QFD
Qualidade
Engenharia mecânica
UEMA
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENNA -TCC QFD FINAL.pdf10.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.