Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1191
Título: Proposta de planejamento: estudo de caso, edificação do mezanino em estrutura metálica do Núcleo Tecnológico de Engenharia (NUTENGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Título(s) alternativo(s): Planning proposal: case study, construction of the mezzanine in metallic structure of the Engineering Technological Center (NUTENGE) of the State University of Maranhão (UEMA)
Autor(es): Carvalho, Rhebeca Fernandes da Silva
Data do documento: 2018-12-13
Resumo: Nos últimos anos, mudanças no cenário econômico, tecnológico e industrial exigiram do setor da Construção Civil um maior enfoque em práticas de gerenciamento e planejamento de projetos, demandando trabalhos com números mais precisos e prazos mais bem calculados para garantir o aumento da qualidade, produtividade e competitividade. Diante disso, o presente trabalho apresenta uma proposta de planejamento baseado nos princípios da gestão de projetos para fornecer um recurso prático que possa servir de molde para a composição de novos empreendimentos. Faz-se uma revisão da literatura sobre as concepções e particularidades que envolvem todo este processo, bem como exibe-se uma metodologia construtiva acerca da elaboração de seus recursos essenciais, como diagramas, cálculos e tabelas. A pesquisa é um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e aplicado e tem como objeto de estudo a  edificação do mezanino em estrutura metálica do Núcleo Tecnológico de Engenharia (NUTENGE) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A coleta dos dados é dada por meio de análises bibliográficas em literaturas como livros, artigos, dissertações e quaisquer informações relativas ao tema, além de estudos comparativos de projetos semelhantes e do resgate da experiência desta autora enquanto estagiária em uma empresa de consultoria. Como percurso metodológico foi adotado o roteiro desenvolvido por Aldo Dórea Mattos, em associação aos conhecimentos concedidos pelo guia PMBOK (2018), onde as fases foram estruturadas na forma de etapas individualizadas, separadas quanto ao tipo e finalidade, com o objetivo de maximizar a compreensão e condução de cada um dos momentos apresentados. Foram realizadas atividades, como o desenvolvimento da EAP, quadro de sequenciamento, diagrama de rede, caminho crítico e por fim o cronograma, permitindo observar a aplicação dessa ferramenta como um recurso de extrema relevância para análise de decisões e alternativas no controle do desempenho e qualidade das edificações, proporcionando assim, para os pesquisadores e acadêmicos que possuem o intuito de se aprofundar e aplicar estas práticas de gerenciamento, um excelente instrumento de elaboração, manipulação e acompanhamento de projetos. 
Palavras-chave: Práticas de gerenciamento
Planejamento de projetos
Proposta de planejamento
Management practices
Project planning
Planning proposal
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RHEBECA CARVALHO_1PDF-A.pdf2.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.