Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1182
Título: Aplicação da metodologia PDCA para melhoria em um processo de uma oficina de vulcanização: estudo de caso na Vale S.A.
Título(s) alternativo(s): Application of the PDCA methodology to improve a process in a vulcanization workshop: case study at Vale S.A.
Autor(es): Silva, Danuey Petman da Cruz
Data do documento: 2018-06-26
Resumo: As organizações estão a todo momento tentando se manter no atual mercado que a cada dia se torna mais competitivo, exigindo que as mesmas estejam sempre apresentando melhorias. Essa melhoria contínua se torna essencial para que as empresas obtenham sucesso na busca pelos seus objetivos. Para isso, se faz necessário prezar pela qualidade e excelência na produção que podem ser conquistadas através da utilização de metodologias associadas a determinadas ferramentas. Diante disso, a metodologia PDCA (Sigla que significa as quatro etapas que compõem essa metodologia: Plan, Do, Check e Action) se torna referência por ser uma das mais utilizadas, juntamente com ferramentas de qualidade, na solução de problemas que geram intempéries nas atividades de qualquer organização. Com base nisso, este trabalho procura aplicar a metodologia PDCA com auxílio de ferramentas de qualidade, através de um engajamento em um grupo de CCQ (Círculo de Controle da Qualidade), para que seja implementada uma melhoria em um dos processos de uma oficina de vulcanização presente na mineradora Vale, classificando dessa forma em um estudo de caso. O intuito disso é identificar e compreender um problema que compõe um dos processos da oficina, conceber uma solução através de uma melhoria, implementar o planejado, verificar os resultados dessa implementação e padronizar a melhoria imposta no processo. No final, a implantação da melhoria superou a meta estabelecida através de ganhos na produtividade do executante, diminuição do tempo de execução e dos riscos da atividade, além de melhorar a qualidade de performance. O processo melhorado foi padronizado, evitando assim, recorrências do problema encontrado.
Palavras-chave: Qualidade
PDCA
Círculo de Controle da Qualidade
Oficina de vulcanização
Quality
Circle of Quality Control
Vulcanization Workshop
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DANUEY FINAL_1PDF-A.pdf7.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.