Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1175
Título: Fecundidade e tipo de desova de Prochilodus lineatus (Characiformes, Prochilodontidae na área de proteção ambiental da Baixada Maranhense) Brasil
Autor(es): Machado, Draytiane da Silva
Data do documento: 2016
Editor: UEMA
Resumo: Prochilodus Lineatus é uma espécie de importância econômica para várias comunidades pesqueiras das Bacias Hidrográficas do estado do Maranhão. No presente trabalho objetivou-se identificar o tipo de desova e a fecundidade de Prochilodus lineatus em dois trechos do Rio Mearim pertencentes à Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense. Foram coletados espécimes de Prochilodus lineatus durante o período de 2014 a 2015.Os exemplares foram identificados, acondicionados em caixa de isopor e levados para a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Em laboratório foram numerados, pesados, marcados e medidos. Para determinação da fecundidade e desova foi utilizado a metodologia baseada na contagem absoluta de ovócitos e determinação vitelogênica das classes de diâmetros de ovócitos. A espécie mostrou ter uma alta fecundidade, com ovócitos maiores que 1000 µm. Observou-se uma correlação positiva entre fecundidade e comprimento total, indicando aumento do número de ovócitos proporcionalmente com o tamanho dos espécimes de Prochilodus lineatus. A desova é total do tipo sincrônico em dois grupos, durante os meses de janeiro a março.
Palavras-chave: Fecundidade
Desova
Prochilodus lineatus
Baixada Maranhense
Aparece nas coleções:Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Draytiane_2016.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.