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dc.contributor.authorMiranda, Rodrigo da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-12T21:50:06Z-
dc.date.available2020-02-12T21:50:06Z-
dc.date.issued2019-06-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1166-
dc.description107 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica,) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Dr. Adilto Pereira Andrade Cunha.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi um estudo de falha de um eixo usado em uma caixa de redução de velocidade. O eixo transmite o torque do motor elétrico através do arranjo das engrenagens dentro da caixa de redução, para o acionamento de uma máquina usada na indústria de mineração. Uma parte do componente fraturado feito com aço tratado termicamente por austêmpera foi examinado para determinação das causas da ruptura. A fractografia foi realizada para caracterizar o modo de falha através da superfície da fratura. Microscopia ótica e eletrônica de varredura (MEV) foram realizadas para caracterizar a microestrutura. O perfil de dureza ao longo da seção transversal, propriedades de tração, tenacidade ao impacto e tenacidade a fratura por CTOD foram avaliados. A análise química indicou que o eixo foi feito de aço SAE 4320 conforme especificação. A análise da microestrutura e o perfil de dureza revelaram que o componente foi tratada termicamente de forma inadequada, resultando no caso de uma superfície endurecida não uniforme e espessa o suficiente ao longo da seção, com microestruturas com arranjo bandeado de baixa resistência, e uma fina camada de bainita na superfície do eixo. Grandes quantidades de inclusões foram encontradas na região da fratura, bem como a presença de poros , que contribuiram para reduzir a vida de fadiga do componente. Concluiu-se que todos esses fatores contribuíram sinergicamente para a falha do eixo. Para prevenção desta, recomenda-se garantir o processamento de tratamento térmico adequado para obter a uniformidade da microestrutura da camada endurecida, trabalhar pelo controle do tamanho, forma e composição das inclusões não metálicas no processo de lingotamento deste material e realizar um plano de manutenção mais efetivo com inspeções periódicas a fim de detectar anomalias com antecedência e evitar perdas materiais e humanas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise de falhapt_BR
dc.subjectEixo redutor de velocidadept_BR
dc.subjectAço SAE 4320pt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.titleAnálise de falha por fadiga do eixo de um redutor de velocidadept_BR
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 62-58-
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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