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Título: Análise microestrutural do aço inoxidável austenítico 304 utilizado em disco de freio perfurado
Autor(es): Braga, Rayanne de Jesus Pereira
Data do documento: 2019-12-06
Resumo: O sistema de freios tem como principal função converter a anergia cinética e potencial em energia térmica a ser dissipada pelo sistema. A energia térmica é resultante do atrito entre o disco de freio e as pastilhas, e o disco de freio, além de oferecer a superfície para a realização do atrito, é o responsável pela dissipação da anergia térmica. A força de frenagem resulta em fadiga térmica, e esse fator deve ser levado em para a escolha do disco aplicado. O disco de freio deve ter resistência mecânica, tenacidade, resistência ao calor e a fadiga. Essas propriedades são conseguidas principalmente no momento da escolha do material utilizado. O aço inoxidável Austenítico 304, que contém em sua composição principalmente o cromo e o níquel, oferece propriedades compatíveis, apesar de não ser comumente utilizado em discos de freio. Para comprovar a viabilidade da utilização desse material, foi analisado a microestrutura desse material após dois anos de aplicação, em condições de operação previamente definidas, comparando com uma amostra do material como recebido pelo fornecedor. Também foi feita a análise de dureza Rockwell e análise térmica, as duas de forma a caracterizar a reação do disco de freio a ação de frenagem. Após os estudos, a distribuição de temperatura ao longo da superfície do disco pode ser observada, assim como um acréscimo de dureza. Porém, a análise microestrutural indica que não há indícios de deformações e alterações de propriedades suficientes para inviabilizar a aplicação desse material no sistema de freios analisado.  
Palavras-chave: Disco de freio
Aço inoxidável
Energia térmica
Dureza
Metalografia
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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