Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1140
Título: Avaliação do extrato metanólico bruto de Ageratum conyzoides L., pertencente à família Asteraceae, em células infectadas com Ehrlichia canis
Autor(es): Simas, Ana Karoline Sousa Mendes
Data do documento: 2018-01-29
Editor: UEMA
Resumo: Ehrlichia canis é um patógeno de grande importância na América Latina, com alta prevalência no Brasil, o tratamento da doença é feito apenas com um antibiótico do grupo das tetraciclinas, a doxiciclina, pois não há alternativas eficazes. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi verificar a ação do extrato metanólico bruto de Ageratum conyzoides L. (família Asteraceae) em células DH82 infectadas com Ehrlichia canis. O método utilizado para a preparação do extrato foi de percolação e realizado análise cromatográfica por meio do HPLC para identificação dos metabólitos secundários presentes no extrato. O rendimento do extrato foi de 9,08%. A análise fitoquímica demonstrou a presença de três classes de compostos: ácidos fenólicos, flavonoides (agliconas e glicosídeos) e terpenos. A concentração capaz de reduzir significativamente a taxa de células infectadas com E. canis foi a de 500 µg/mL. Portanto, extrato metanólico bruto de A. conyzoides L. pode ser uma matriz de compostos promissora no combate à erliquiose canina.
Palavras-chave: Erliquiose
Extrato
Análise fitoquímica
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anakarolinemendes.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.