Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1134
Título: Infecção pelo vírus da maedi - visna, leptospira spp, Georreferenciamento de focos e perfil zootécnico de rebanhos ovinos nas regionais de Chapadinha e Itapecuru -Mirim, Maranhão, Brasil
Autor(es): Soares, Rafael Rodrigues
Data do documento: 2015
Editor: UEMA
Resumo: A ovinocultura é uma atividade explorada em todo território nacional, sendo praticada na sua maioria por criadores de baixa renda e que possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre a mesma. O presente trabalho objetivou determinar a frequência de Maedi – Visna e Leptospira spp, determinar o perfil zootécnico e georreferenciar focos. Para diagnóstico da Maedi - Visna, foi utilizado o teste de Imunodifusão em Gel de ágar em 1150 amostras distribuídas nas regionais de Chapadinha e Itapecuru – Mirim. No diagnóstico da Leptospirose foi utilizado a técnica de Soroaglutinação Microscópica em 575 amostras destes mesmos rebanhos. Foram aplicados questionários visando determinar fatores de risco e o perfil zootécnico e georreferenciamento dos focos. A análise estatística foi a descritiva simples. Os resultados mostraram uma frequência de 0,18% (1/550) de animais reagentes para anti - corpos anti - MV na regional de Itapecuru - Mirim e a frequência em rebanhos foi de 1,81% (1/55) da mesma. A frequência na regional de Chapadinha foi de 0%. Em relação à leptospirose, obteve-se uma frequência de 87% (261/300) na regional de Chapadinha e 71,6% (197/275) na de Itapecuru - Mirim. Em ambas, a frequência de rebanhos foco foi de 100%. Pode-se concluir a baixa e alta frequências para MV e Leptospira spp, respectivamente, em ambas regionais estudadas. O perfil zootécnico mostrou predominância de criadores em idade avançada, com conhecimento empírico que utilizam sistema extensivo.
Palavras-chave: Lentivírus
Sorologia
Frequência
Ovinocultura
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael rodrigues.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.